Vamos falar sobre autismo

Vamos falar sobre autismo

Autismo é um termo geral utilizado para descrever um grupo de transtornos do desenvolvimento do cérebro, hoje conhecidos como Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Ninguém escolhe ser autista e não existe uma causa específica para o diagnóstico.

Cerca de 1% das pessoas do planeta possuem o transtorno e suas principais manifestações ocorrem antes dos três primeiros anos de vida. Estima-se que dois milhões de brasileiros sejam autistas, em maior ou menor grau.

O TEA acomete mais as crianças do sexo masculino, ocorrendo na proporção de quatro meninos para uma menina e costuma causar prejuízos em duas áreas: comunicação social e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

Felizmente já podemos contar com uma avançada legislação sobre o tema. A Lei 12.764/2012, conhecida como “Lei Berenice Piana”, instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos das Pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo.

O incentivo à formação e à capacitação de profissionais especializados no atendimento ao autista é uma das diretrizes da Política Nacional, que também estimula a capacitação de familiares e responsáveis.

Em dezembro de 2007, a ONU estipulou o dia 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Pessoas com TEA, pais, familiares, amigos, profissionais e instituições ligados à causa fazem campanhas de conscientização, levando conhecimento à sociedade e estimulando as pessoas a refletirem sobre o tema.

Sou professora especializada em alfabetização desde 1984 e estive à frente de classes de alfabetização em escolas públicas de comunidades carentes. Sei o quanto esse assunto ainda precisa ser trabalhado.

Em 2010, abracei a causa de 850 crianças e jovens com deficiência intelectual e autismo na Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social – ABADS (antiga Pestalozzi de São Paulo). Oferecemos atendimento nas áreas de saúde, educação, assistência social e emprego apoiado, sob o paradigma da inclusão social.

Coordeno o Grupo FAMA (Família dos Autistas), que visa unir e dar apoio necessário aos familiares dos autistas. Atendemos 150 famílias e levamos informações sobre o transtorno para ajudá-los a compreender melhor o assunto e vencer suas dificuldades diárias.

Esse trabalho está sendo desenvolvido em diversas instituições em São Paulo e ele precisa avançar. O que fazer para educar as crianças com TEA? Como podem trabalhar escola e família? O que fazer em sala de aula?

Esses são alguns pontos que merecem reflexão. O aluno com autismo pensa, deseja e aprende de forma diferente. Ele tem características únicas que o torna muito especial. Vamos falar mais sobre o assunto e abraçar essa causa e seus familiares.

*Maria Rosas é deputada federal pelo PRB São Paulo

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

VER TODOS OS ARTIGOS
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.