Tia Eron: felicidades, Salvador

Artigo escrito pela deputada federal Tia Eron, presidente do PRB Bahia.

Publicado em 1/4/2015 - 00:00 Atualizado em 5/6/2020 - 15:19

A primeira capital do Brasil completou domingo seus 466 anos de fundação. Salvador foi fundada por aquele que viria a se tornar o seu primeiro governador geral, Thomé de Sousa, que ali desembarcou no atual Porto da Barra e iniciou a construção da cidade-fortaleza, escolhida pela posição estratégica que a Baía de Todos os Santos representava para os navegadores portugueses, já que por ali escoava a maior parte da riqueza produzida na terra do pau-brasil. Foi inicialmente planejada para ser o centro administrativo do Brasil, no momento em que se iniciava o processo de nossa colonização efetiva e perdurou na condição de capital brasileira por 214 anos, entre 1549 e 1763.

Berço cultural do país, terra dos amores de Jorge Amado, das canções de Caymmi, das esculturas de Mário Cravo, das visões retratadas por Pierre Verger e do gênio de Ruy Barbosa. Um verdadeiro caldeirão de cores, cheiros, sons, ritmos e luzes que transborda história e cultura em cada rua, cada praça, cada casa.

A Roma negra dos Trópicos é uma mistura multicultural, mas ainda assim consegue se manter homogênea. Uma cidade na qual, por diferentes caminhos e razões, vieram bantos, sudaneses, portugueses, espanhóis, ingleses, árabes, muçulmanos e cristãos que criaram ali um ambiente único onde algo uniu e permanece unindo a todos, o amor pela soterópolis!

Salvador do Pelourinho, do Farol da Barra, do Elevador Lacerda e o frontispício, que encanta quem ali chega pelo mar, tem como seu maior patrimônio sua gente, essa é a verdadeira riqueza da cidade, para além do turismo, dos serviços e das empresas, é o povo de Salvador, com sua alegria e sorriso contagiante, com a animação que sobrepuja o sofrimento e as dificuldades do dia a dia, que faz de Salvador o que ela é, única e encantadora.

Por isso, aproveito o ensejo para estender a meus conterrâneos soteropolitanos os parabéns pelo aniversário de nossa cidade. A todos que sofreram nos últimos anos ao ver nossa cidade malcuidada, suja, desprezada, mas que se mantiveram firmes, lutando e com as esperança de dias melhores. Dias esses que efetivamente chegaram, pois, inegavelmente, vivemos um novo tempo em Salvador e a ascensão do prefeito ACM Neto foi um marco importante nesse recomeço.

Hoje vemos uma máquina pública que funciona, que presta os serviços demandados pela população e, principalmente, temos novamente esperança de que esse esforço, o nosso trabalho está gerando resultados e que estamos progredindo. O PRB honradamente tem contribuído com esse esforço, participando à frente da Secretária de Manutenção de Salvador, comandada pelo engenheiro Marcílio Bastos, um quadro técnico que compôs muito bem com a equipe primorosa da administração municipal.

Faço votos e, mais do que isso, tenho convicção de que haveremos de continuar a crescer e ver prosperar nossa cidade, tenho certeza de que nossa felicidade hoje é ainda menor do que a que sentiremos no próximo aniversário, com Salvador ainda mais bela, mais alegre e reluzindo o brilho de sua inegável pele de ébano.

* Tia Eron é deputada federal e presidente do PRB Bahia

Reportar Erro
Send this to a friend