Santa Catarina Merece Mais

Santa Catarina Merece Mais

Santa Catarina é um estado à frente. Não passa pelos mesmos problemas que nossos vizinhos fronteiriços e outros lugares do país. Embora a violência continue sendo a principal preocupação dos catarinenses, estamos longe do caos presente no Rio de Janeiro. Um detalhe importante: o mérito é do povo.

Se dependesse dos últimos governos, estaríamos na bancarrota. Nossa gente custa para obter recursos federais. Um obstáculo que nos é imposto como punição pelo bom desempenho, acham que somos ricos e que tudo corre bem por aqui, portanto, vem menos dinheiro para nós. Essa é a velha ideia de igualdade dos partidos de esquerda: nivelar por baixo.

De acordo com dados do Governo do Estado de Santa Catarina, somos o segundo pior no ranking de recebimentos do Fundo de Participação do Estados (FPE), com a fatia de 1,28% do bolo total. Perdemos apenas para São Paulo. Estados com a população parecida, como o Maranhão, recebem seis vezes mais. Além de menos dinheiro, dificulta nossa capacidade para obter crédito.

É uma distribuição de renda ineficiente e que impede os mais desenvolvidos de continuar crescendo e não beneficia em nada a população em estado de pobreza, tanto que no Maranhão, terra de você sabe quem, a maioria da população continua vivendo com até um salário mínimo.

Além do mais, a representatividade dos estados que menos contribuem com o país economicamente é surpreendentemente maior. Vejam o exemplo: RS, SC, PR, SP, RJ, MG e MS representam 70% do PIB, mas não têm nem 50% do Congresso. Nosso estado tem 7,1 milhões de habitantes e conta com apenas 16 deputados federais e 3 senadores, enquanto Roraima, Acre, Tocantins, Sergipe e Rondônia, com populações somadas em 6,9 milhões, têm 40 deputados federais e 15 senadores.

Somos penalizados política e economicamente. Por estas e muitas outras razões, o pagador de impostos catarinense custa para sentir o retorno tributário naquilo que mais lhe pesa: a saúde. Já são centenas de mensagens de hospitais solicitando orçamento extra, cidadãos pedindo ajuda para conseguir marcar consultas, lotando minha caixa de e-mails.

Pensando na melhor aplicação dos recursos para a saúde, ao menos no que compete ao meu orçamento, criei um roteiro de visitas pelos principais hospitais do estado. Celso Ramos, Marieta Konder, HU, Nereu Ramos e Ruth Cardoso foram alguns dos visitados. Quero ouvir quem está na linha de frente do problema, quais são as medidas possíveis para atender mais pessoas e de forma mais eficiente.

Uma coisa tem me surpreendido, positivamente. Diretores, enfermeiros, médicos, operam verdadeiros milagres. A equipe do hospital Ruth Cardoso, referência em obstetrícia, ajudou 12 mulheres a darem luz a seus filhos enquanto apenas seis leitos estavam disponíveis. A razão do problema? Falta de recursos do governo.

Para além dos conchavos políticos, das filas de emergência, das prefeituras que não investem o que deveriam e pecam no atendimento em postinhos de saúde, há um exército de homens e mulheres lutando diariamente para entregar um mínimo de atendimento com os recursos que têm.

Passou da hora de cada unidade federativa trabalhar com os próprios recursos. O mote de campanha de Jair Bolsonaro, “Menos Brasília, Mais Brasil”, não pode ficar apenas no terreno da retórica, deve transformar-se logo em realidade para que o nosso estado possa ser mais Santa Catarina.

*Hélio Costa é deputado federal pelo PRB Santa Catarina

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

VER TODOS OS ARTIGOS
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.