PRB: Um jovem e grande partido

Gilmaci Santos 2011 1129 1700

 

Tive a honra de acompanhar e colaborar com a criação do Partido Republicano Brasileiro (PRB), partido ao qual tenho orgulho de fazer parte. Em um país de tantas desigualdades e necessidades, o PRB foi erigido para engendrar uma nova forma de fazer política, defendendo o direito político e social dos cidadãos brasileiros. Defendemos a liberdade de expressão, os valores da família e, sobretudo, acreditamos que a administração pública deve estar a serviço dos interesses coletivos. Nosso partido credita em um governo afinado com a vontade popular.

O PRB completou recentemente 9 anos, mas é um partido político que ultrapassou outros tantos mais tradicionais. Recentemente, nosso presidente nacional, o advogado Marcos Pereira, em entrevista ao Portal IG, disse: “deixamos de ser nanicos”. Mas, na verdade, acredito que o PRB já nasceu grande, pois, munido de ideais renovadores e pessoas de bem, criou raízes em nossa política. Ainda em seus primeiros passos, o PRB já contava com uma cadeira no Palácio do Planalto: o saudoso vice-presidente da República José Alencar. Na verdade foi o próprio Zé Alencar, nosso Presidente de Honra do PRB, quem sugeriu o nome do novo partido. Alencar já previa esse avanço ao dizer: “O crescimento do PRB se faz com sentimento nacional, responsabilidade cívica e probidade no trato da coisa pública”.

Tenho certeza de que José Alencar estaria satisfeito com os rumos do partido que ajudou a construir. Nessa última eleição mais que dobramos o número de cadeiras na Câmara dos Deputados, elegemos 21 deputados federais, sendo que oito só pelo Estado de São Paulo. Foram eleitos também 31 deputados estaduais e um deputado distrital. Mas o partido foi além, o deputado federal mais bem votado em 2014 é republicano, o jornalista Celso Russomanno obteve 1.524.361 votos, quase alcançando o recorde histórico de 1.537.642 votos do falecido Enéas (Prona-SP), em 2002. Aqui na Assembleia Legislativa de São Paulo dobramos a nossa bancada, passando de dois para quatro deputados republicanos a partir de março de 2015. Enquanto partidos tradicionais perdiam parlamentares, o PRB foi o partido que mais cresceu no Brasil. No Rio de Janeiro obtivemos uma votação expressiva no segundo turno, chegando muito perto da vitória. O candidato Marcelo Crivella alcançou 3.442.713 milhões de votos (44,22%), contra 4.343.298 milhões (55,78%) do candidato Pezão. Mesmo que tenha perdido nas urnas, a vitória política de Crivella é incontestável.

Como disse Marcos Pereira, “deixamos o ‘nanismo partidário’ para nos tornarmos a 10ª força política no País”. Por falar em Pereira, o advogado merece um capítulo à parte na história do partido e da política. Desde seu ingresso no PRB, em meados de 2011, Marcos Pereira provocou mudanças profundas na legenda e na política nacional, pois articulou o crescimento numérico e qualitativo do partido, já que não crescemos apenas em quantidade de diretórios ou de políticos eleitos, mas em qualidade de projetos e filiados. Nem bem a eleição terminou e o PRB tem planos em médio prazo, agora a meta é eleger o maior número de prefeitos e vereadores em 2016.

O PRB segue firme para ser um partido de destaque e será a opção dentro de um sistema partidário centrado. Mas não é necessário acabar apenas com a polarização política, esse não é o grande problema atualmente, pois em países como Estados Unidos, por exemplo, a política vive centralizada há décadas entre Democratas e Republicanos, e esta realidade nunca abalou a democracia vigente naquela nação. Na verdade, o mais importante é renovar, ainda mais em um momento em que a política está totalmente desacreditada e a população anseia pelo novo. O PRB nasceu pelo e para os anseios do povo. Está no DNA do partido a defesa da coisa pública. Parabéns a este que é o único partido que é 10.

*Gilmaci Santos é deputado estadual pelo PRB e líder da bancada na Assembleia Legislativa de São Paulo

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!