PRB: 10 anos de um partido transformador

Artigo escrito por Gilmaci Santos, deputado estadual pelo PRB São Paulo

Publicado em 22/8/2015 - 00:00 Atualizado em 5/6/2020 - 15:08

Em meio a manifestações e insatisfações contra o status quo da política nacional, parece difícil encontrar uma alternativa partidária que represente o clamor da população e que, ao mesmo tempo, não esteja envolvida em escândalos de corrupção, mas, sem demagogia, posso dizer que o Partido Republicano Brasileiro (PRB) tem sido solo frutífero em meio à verdadeira seca ética e ideológica que estamos vivendo. Afirmo isso, não como alguém distante, mas, além de compor as fileiras desse partido, sou uma das pessoas que acompanhou o nascimento do PRB que, no dia 25 de agosto próximo, completa 10 anos de fundação.

O partido nasceu de um pequeno grupo que buscava aquilo que parecia uma utopia para muitos: o bem comum. A legenda cresceu, não é mais a nanica de antes, e os números mostram isso: foi o partido que mais cresceu em 2014, numérica e percentualmente; o PRB saltou de oito para 21 deputados federais; possui também uma bancada com 31 deputados estaduais e um deputado distrital, um senador, 78 prefeitos e 1.204 vereadores; elegeu o deputado Celso Russomanno, o deputado mais votado do Brasil, com 1,5 milhão de votos; em São Paulo o PRB conta agora com quatro deputados estaduais; o partido já administrou o Ministério da Pesca e hoje está à frente do Ministério do Esporte; o PRB lidera um bloco com 38 deputados federais e é, atualmente, a quarta força na Câmara dos Deputados.

Temos orgulho, principalmente, de fazer parte de um partido que não está envolvido em escândalos de corrupção e que conta com uma militância ativa e comprometida com o bem comum. Hoje o PRB possui mais de 300 mil filiados, pessoas que acreditam que é possível, sim, fazer uma política de qualidade em meio a tanta decepção. Nosso presidente nacional, o advogado Marcos Pereira, também vem se destacando no cenário político, desde sua posse, em 2011, o republicano ampliou o partido por todo o país e sua atuação chamou a atenção da imprensa nacional em diversos momentos.

Mas, em meio a tantas siglas e retóricas, o que temos feito de tão diferente? Bom, essa é a palavra que define muito bem o partido, diferente, afinal, não somos melhores que os partidões, mas temos procurado ser diferentes, pois se queremos mudanças temos que primeiro ser a mudança, e nossos filiados tem buscado esse mesmo ideal. Ser diferente na política também é priorizar o interesse coletivo em detrimento do privado, e isso sem tropeçar em obstáculos éticos e morais.

Infelizmente, a política está em total descrédito, e não é para menos, já que boa parte da camada governante está interessada apenas em preservar privilégios econômicos e interesses pessoais. Como disse Benito Juárez, ex-presidente mexicano: “Tenho a convicção de que a respeitabilidade do governante vem da lei e de um reto proceder, e não de trajes nem de aparatos militares, próprios somente para os reis do teatro”. É essa respeitabilidade e seriedade que nossas fileiras têm preservado.

Nossa comemoração nesta terça-feira será a altura do crescimento da sigla, no dia 25 lideranças de todo o Brasil irão se reunir em Brasília para comemorar essa data histórica. O PRB já começou a comemorar o aniversário, primeiro com a exposição que estará aberta ao público do dia 19 de agosto a 10 de setembro e, em 25 de agosto, militantes e lideranças estarão juntas na Câmara dos Deputados comemorando durante um dia inteiro essa importante data, no período da manhã, às 10h30, haverá uma Sessão Solene no Plenário Ulysses Guimarães, e mais tarde, às 15h, ocorrerá uma programação especial no Auditório Nereu Ramos.

Nesse dia iremos comemorar os 10 anos do PRB, mas, principalmente, é hora de festejar o crescimento de um partido que podemos chamar de nosso, uma sigla que nasceu com um ideal genuíno, que segue firme em suas ideologias e que pode representar os anseios dessa grandiosa nação, já que caminha junto com o interesse da nossa população. Como diz o amigo republicano Jean Madeira, secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo: “Sozinho eu chego mais rápido, mas juntos vamos mais longe”.

 

*Gilmaci Santos é deputado estadual pelo PRB São Paulo

Reportar Erro
Send this to a friend