Política: é saudável se distanciar?

Repetidamente ouvimos que a política está presente em tudo das nossas vidas. Aristóteles afirmou que o ser humano é um ser político e mais recente o Papa Francisco repetiu o Papa Pio XI destacando que a política é uma das mais elevadas formas da caridade. Por tudo isso, seria natural e compreensível que as pessoas, de todas as classes e espaços, participassem da atividade política, seja com maior ou menor envolvimento.

Na prática, a realidade é totalmente diferente. Política se tornou algo indesejável para a grande parcela da sociedade e a história recente do Brasil contribui de forma vigorosa neste sentido. Os inúmeros e infinitos casos de corrupção afastaram ainda mais os cidadãos do meio político. E pior, transportaram à vala comum toda ação e iniciativa no ambiente público. O cidadão de bem e de boas intenções quer distância da política e assim – tristemente – faz valer a máxima de que o mal triunfa onde os bons se ausentam.

É importante reconhecer que no mundo atual, com tamanha competitividade e necessidade de sobrevivência, não é fácil sair da zona de segurança das nossas empresas e famílias para se doar e se envolver na atividade pública e mobilizações dessa natureza. No entanto, quanto maior for o nosso distanciamento, mais legítimo será a terceirização do nosso futuro e das próximas gerações.

Existem várias formas de participação: no bairro, na escola, na igreja e na vida político-partidária. O mais importante é encontrar motivação e despertar a consciência de que um mundo melhor se constrói a muitas mãos. Infelizmente é a individualidade que tem se destacado nos tempos atuais.

É impossível prever o amanhã, mas em todo esse contexto podemos afirmar que não é nada saudável ficar alheio à tudo ao nosso redor. Todos nós, independente do que somos e fazemos, temos capacidade de contribuir. A escolha é de cada um, mas a necessidade e importância é para todos. Reflita e habite esse espaço, fazer política também é para os bons!

*Valdemar Bernardo Jorge é advogado, empresário e presidente do PRB Paraná

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!