Política com sensibilidade

Artigo escrito por Paulo Cesar Oliveira, presidente da Fundação Republicana Brasileira.

Publicado em 27/2/2015 - 00:00 Atualizado em 5/6/2020 - 15:20

Na vida, cada experiência que passamos nos prepara para o que vem a seguir. Se você acredita que há um plano superior para todas as pessoas, independente da sua crença, sabe que as coisas exigem maturação e possuem o tempo certo para acontecer. Nesse sentido, desde o momento em que fui escolhido para servir à Fundação Republicana Brasileira, meu esforço se voltou para vasculhar todo aprendizado obtido com os erros e acertos que fazem parte da minha vida e me perguntar o que eu poderia ter de mais útil para oferecer à sociedade brasileira.

Como arquiteto formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aprendi desde cedo que a precisão é fundamental a qualquer bom projeto. Sabendo bem quais são nossos objetivos e sendo realista quanto aos recursos disponíveis para realiza-los, conseguimos chegar lá sem desperdício e sem perda de tempo. Em um momento no qual as pessoas estão extremamente impacientes quanto à má política, à corrupção e ao gasto excessivo de dinheiro público em obras superfaturadas e inacabadas, tenho certeza de que lição da precisão é valiosa e vai de encontro ao lema do PRB de cuidado extremo com a coisa pública.

Além disso, como toda a minha vida pública aconteceu no nível municipal, tive condições de aprender uma lição muito importante que talvez seja mais difícil de visualizar quando não se está em contato direto com a população. Vou contar isso por meio de um exemplo: enquanto a falência de uma microempresa é uma estatística para o funcionário do ministério, para o secretário municipal a quebra de uma padaria que seja significa normalmente um ou mais pais de família desempregados, com dificuldade para sustentar sua casa e seus filhos.

É assim que vemos as coisas. Nós sofremos e comemoramos juntos com as pessoas os fracassos e os sucessos da política. Afinal, é na prefeitura onde o gestor público está mais próximo do cidadão e onde também ele tem menos recursos disponíveis para atender suas demandas. Por isso, é preciso desenvolver bastante sensibilidade para lidar com o problema do outro.

Sei que a FRB tem realizado sua função com grande competência. Os números de cursos realizados e de alunos atingidos são impressionantes e inspiradores. Ela já figura como uma organização importante no cenário nacional, exercendo papel relevante na conscientização de cidadãos e na preparação de quadros técnicos para o exercício de funções públicas nos níveis federal, estadual e municipal.

A Fundação também possui, ela própria, um corpo de funcionários e colaboradores muito capacitado e está se preparando para alçar novos voos. Seu trabalho já foi reconhecido até por jornais da grande mídia que, via de regra, não costumam elogiar nada que tenha relação com a política.

Portanto, me sinto um privilegiado de chegar à esta casa, tão sólida e bem construída. Quero dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido e acrescentar o que eu puder dentro daquilo para o qual a vida me preparou, com especial atenção para melhorarmos os gestores onde eles são mais necessários, nas cidades. Assim, a FRB vai continuar realizando sua vocação da forma que melhor sabe fazer, do lado das pessoas.

 

*Paulo Cesar Oliveira é o Presidente da Fundação Republicana Brasileira
Foto: Roberto Ribeiro

Reportar Erro
Send this to a friend