Perdas consideráveis ao boxe olímpico brasileiro

acelino-popo-prb-ba-foto2-douglas-gomes

Acelino Popó Freitas, deputado federal pelo PRB/BA

A valorização do boxe olímpico brasileiro foi recentemente pauta proposta por mim na Câmara dos Deputados. Promovi uma audiência pública na Comissão de Turismo e Desporto para discutir planejamento às Olimpíadas de 2016 e um dos temas tratados durante o encontro foi a falta de pagamento do Bolsa Pódio, criado pelo Ministério do Esporte com o objetivo de subsidiar os atletas brasileiros olímpicos e paraolímpicos ranqueados entre os 20 primeiros do mundo em suas modalidades.

Entre os debatedores, estiveram presentes representantes do Comitê Olímpico Brasileiro e da Confederação Brasileira de Boxe. Infelizmente, nenhum representante do Ministério do Esporte compareceu. O objetivo principal era garantir o pagamento do auxílio aos nossos atletas. Este recurso é um direito daqueles que por anos se esforçam, se destacam e mostram ao mundo o potencial do esporte brasileiro.

Venho defendendo a Bolsa Pódio, pois sei que a não liberação deste recurso abre espaço para que o Brasil perca boa parte de seus atletas, especialmente os boxeadores que defenderiam o país nas Olimpíadas após adquirirem resultados em 2012. Seria bom se somente estivéssemos ponderando algo que poderia acontecer, no entanto, a seleção brasileira de boxe já perdeu, irreversivelmente, todos os três medalhistas olímpicos. Os irmãos Falcão – Esquiva e Yamaguchi – se profissionalizaram e atuarão no boxe internacional a partir de 2014; Adriana Araújo segue o mesmo caminho. Eles não mais representarão esperança de novas conquistas da nobre arte nas Olimpíadas 2016 em solo brasileiro.

Sabemos que o custo de um atleta é alto, mas a falta de investimentos em esporte pode se tornar mais cara para o país, considerando a perda dos nossos jovens para a criminalidade e as drogas. O esporte mudou a minha vida, e pode mudar a de muitos brasileiros e suas famílias. O esporte socializa, aperfeiçoa o caráter, gera responsabilidade, promove saúde, bem-estar, enaltece o nosso país e alegra o povo brasileiro, além de transformar histórias de vidas antes fadadas ao fracasso e à marginalidade.

O Brasil, especialmente a Bahia, é celeiro de atletas destaques no mundo. Temos outros boxeadores que, certamente, irão ter resultados expressivos nas Olimpíadas 2016, mesmo com apoio escasso. Isso demonstra a garra e a vontade de vencer do nosso povo. No entanto, não podemos deixar de cobrar mais investimentos para incentivá-los a lutar e defender a bandeira do nosso país, com estrutura e organização.

É importante ressaltar que o Brasil não é apenas o país do futebol. Devemos, sim, pensar na Copa do Mundo, mas a Olimpíada também já está às portas. Estou preparando uma comitiva de deputados para que, juntos, visitemos o Ministro do Esporte e o alertemos em relação à realidade do boxe brasileiro e de outras modalidades.

Enquanto o futebol pode trazer uma única medalha ao país, o boxe pode trazer mais de 50, devido às diversas categorias, pesos e distribuições. Esse potencial precisa ser aproveitado da melhor forma possível. A nossa expectativa é que as Olimpíadas de 2016 tragam novos ídolos para o esporte nacional e tornem o mercado esportivo brasileiro ainda mais competitivo.

*Acelino Popó Freitas é deputado federal pelo PRB Bahia

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!