O racismo e a discriminação racial na ordem do dia

O racismo e a discriminação racial na ordem do dia

Com o advento das redes socais, em que as pessoas se acham no direito de falar sobre tudo, até mesmo ofender e difamar, o racismo está cada dia mais evidente. O que antes parecia velado, tímido, hoje está escancarado. Todos os dias presenciamos casos de racismo, injúria e discriminação racial. Com a frágil ilusão de que não sofrerão qualquer tipo de punição, os racistas seguem destilando veneno por aí. Eles não perdoam ninguém: crianças, idosos, artistas e políticos. Somos todos vítimas do preconceito racial.

No dia 3 de julho, Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, o racismo está nas rodas de conversas. É o tema do dia. Mas e depois? E o dia seguinte? Como fica a situação do racismo? Dos jovens negros que morrem todos os dias no Brasil, só por serem negros, pelas mulheres negras que sofrem violências sexual, só por serem negras? Este é um assunto que deve estar em pauta todos os dias, é claro que uma data como esta reforça a luta, mas deve ser constante e incessante.

O racismo está presente em nossas vidas todos os dias, em todos os momentos, precisamos ser ouvidos e precisamos combate-lo. A desigualdade é uma realidade bastante dura na vida do negro. O povo negro aprendeu a viver e aceitar migalhas, convivem com as poucas oportunidades no mercado de trabalho, e vivem sob ameaça constante de serem vítimas da violência.

O racismo machuca, corroí, rasga a alma. E é só assim, falando sobre a desigualdade racial, que vamos conseguir mudá-la. É somente ao ser confrontado com as estatísticas que o racismo brasileiro, sustentado em três séculos de escravidão, revela-se sem meias palavras. O enfrentamento ao preconceito se faz também por meio de políticas públicas eficientes para reparar as desigualdades sociais.

*Tia Eron é deputada federal pelo PRB na Bahia

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

VER TODOS OS ARTIGOS
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3303-5730

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.