Nasce uma nova esperança

Artigo escrito por Sula Miranda, coordenadora nacional do PRB Transporte.

Publicado em 7/7/2014 - 00:00 Atualizado em 5/6/2020 - 15:36

O Brasil vem acumulando recordes em ocorrência de roubo de carga, mas com uma diferença: nos últimos anos, os criminosos evoluíram seus modus operandi, dificultando o trabalho de investigação da polícia e, por consequência, ampliando o poder dos envolvidos nos crimes dessa natureza. Agora, os receptadores são pessoas estruturadas, capazes de absorver os produtos e disponibilizar no mercado rapidamente.

Diante de tamanha profissionalização do crime organizado, não podemos ficar inertes, sem buscar uma solução à altura e sobre medida para esse tipo de crime. Recentemente foi instalada a frente parlamentar para tratar especificamente sobre o tema ‘Roubo de Carga’, em Brasília, reunindo mais de 250 deputados e 3 senadores, com o objetivo de discutir e propor um conjunto de leis que atenda e possa punir de forma exemplar os envolvidos.

A começar pela perda do CNPJ das empresas envolvidas em comercialização de cargas roubadas, lembrando que no estado de São Paulo, já existe uma lei que prevê a perda da inscrição estadual das empresas identificadas em crimes dessa natureza.

Nasce uma nova esperança para um problema que se arrasta há anos, sem uma solução eficaz por parte do governo e da própria sociedade. Essa inciativa representa o desejo de diversas áreas do setor que estiveram presentes no lançamento da frente parlamentar. O poder público, através das polícias civil, militar, federal, rodoviária; no setor privado, empresas do ramo de transporte, seguro, gerenciamento de risco; bem como as associações representativas de classes.

Precisamos ficar atentos e acompanhar de perto a evolução dos trabalhos dessa frente parlamentar, pois sabemos que existem centenas de frentes parlamentar instaladas apenas sob o pretexto eleitoreiro, que dificilmente alcançam os resultados que esperamos. Portanto cabe a cada um de nós, cobrar dos responsáveis um trabalho efetivo.

Na posição de coordenadora nacional do PRB Transporte, vou acompanhar pessoalmente os trabalhos dessa frente parlamentar, estimulando as discussões e levando ideias, para um resultado final que atenda as expectativas de toda a sociedade.

*Sula Miranda é coordenadora nacional do PRB Transporte

Reportar Erro
Send this to a friend