Equiparar direitos para o exercício pleno da cidadania

Equiparar direitos para o exercício pleno da cidadania

Em artigo, Tia Eron fala sobre as conquistas da mulher, como o direito ao voto

 

Historicamente, a presença da mulher emerge como um ícone delimitador de transformações e avanços sociais, econômicos e políticos. Foi assim na conquista do voto feminino no Brasil que completou 84 anos. Bem assim, outro marco histórico digno de menção se refere ao dia 08 março, data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher.

Esses e tantos outros registros históricos trazem a gênese do que atualmente chamamos de empoderamento feminino, que, respeitadas as diferenças e a peculiaridades de cada momento histórico, não difere do atual, se considerarmos que no foco do movimento permanece a luta pela efetivação de direitos fundamentais e pela utopia de ver extinta toda a desigualdade de gênero nas atividades profissionais, educacionais, sociais e políticas.

As reivindicações ainda são as mesmas, sendo hoje uma das mais precisas a luta por paridade nas disputas eleitorais. No Senado somos 13% do total dos senadores. Na Câmara dos Deputados, não somamos míseros 10%. Índices ínfimos quando comparados a média mundial de 22% nos diversos parlamentos.

Não queremos estar na política pela política. A mulher tem mostrado que deseja sim, participar das principais decisões do país. É cruel e abominável toda e qualquer tentativa de desqualificar nosso potencial, ou até mesmo o uso de artifícios primitivos para incutir a idria de que não gostamos de política e de que mulher não vota em mulher. Por isso, é preciso que façamos de tais datas instrumentos de reflexão plena sobre nossos direitos, e para pontuar que na história brasileira, por muito tempo não se fez, e ainda não se faz, justiça ao papel que a mulher desempenha em todos os espaços da sociedade.

 

***Tia Eron é deputada federal pelo PRB Bahia

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!