Dia Nacional da Imigração Judaica: amizade, bons negócios e fé

Artigo escrito por Marcos Pereira, deputado federal pelo PRB-SP, vice-presidente da Câmara e presidente nacional do PRB

Publicado em 18/3/2019 - 00:00 Atualizado em 5/6/2020 - 11:17

É com alegria que comemoramos nesta segunda-feira, 18 de março, o Dia Nacional da Imigração Judaica. A data foi proposta pelo ex-deputado federal Marcelo Itagiba (RJ) e a lei sancionada em 2009 pelo então vice-presidente José Alencar, um dos fundadores do meu partido, o PRB, que na ocasião exercia a presidência.

Celebrar este marco é para mim uma motivação ainda maior, pois tenho uma relação profunda com Israel, país incrível que já visitei mais de 20 vezes, a turismo e a trabalho. Como cristão compreendo o papel decisivo do povo judeu no curso da história da humanidade em todas as áreas da nossa existência.

Israel não passa despercebido de um único habitante da Terra, afinal, é a menina dos olhos de Deus. A atenção de todos os países está voltada para aquela porção de terra encravada no centro do mundo, e justamente por isso é que os judeus foram tão perseguidos e massacrados na sua própria casa e em territórios estrangeiros.

Apesar de terem sido forçados a se converter ao catolicismo na sua chegada ao Brasil junto com os portugueses, nosso país foi e ainda é um verdadeiro lar ao povo judeu que buscava escapar dos terrores dos conflitos e das sucessivas expulsões mundo afora. Aqui construíram uma nova vida e a tradição judaica ajudou a moldar a moral da civilização ocidental como um todo.

A comunidade judaica no Brasil é a segunda maior da América Latina, com 120 mil judeus. Independente dos números, é evidente sua contribuição moral, filosófica, teológica e, mais recentemente, tecnológica, sem falar da grande capacidade de empreender e negociar reconhecida em cada judeu.

Diante de tudo isso, cumprimento a todos os judeus que escolheram o Brasil como lar, esta nossa nação formada por povos de todas as partes do mundo e que recebe tão bem aqueles que chegam. Destaco ainda a atuação da Confederação Israelita do Brasil, a Conib, tão bem conduzida pelo nosso amigo Fernando Lottenberg e demais membros da diretoria.

Meus cumprimentos também ao embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, que como ministro tive a honra de dar as boas-vindas na ocasião da sua indicação e, a seu convite, pude celebrar na Embaixada o início das comemorações dos 70 anos de criação do Estado de Israel.

A vocês, judeus brasileiros, nossa gratidão pela amizade, pelos bons negócios e pela fé.

Shalom.

*Marcos Pereira é deputado federal pelo PRB São Paulo, vice-presidente da Câmara e presidente nacional do PRB

Nota: Marcos Pereira é o autor da proposta de sessão solene para comemorar os 71 anos de fundação do Estado de Israel. Leia aqui

 

Reportar Erro
Send this to a friend