Desfecho inconclusivo das negociações entre Mercosul e União Europeia é lamentável

 

É lamentável que as negociações do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia tenham fracassado na sua tentativa de conclusão.

Em julho de 2016, cerca de um mês depois de eu ter assumido o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, estive em Xangai com a comissária de Comércio da UE, Cecília Malmstrom, e então pudemos, a partir dali, fortalecer a intenção de conclusão deste acordo que se arrastava há quase 20 anos.

De lá pra cá as negociações foram intensificadas e, do lado do Mercosul, fizemos todo o possível para chegar numa proposta atrativa para os europeus e segura para os sócios sul-americanos.

Mas a UE tem enfrentado resistências internas, especialmente do setor agrícola, e isso certamente pesou nesse desfecho inconclusivo.

Numa das ocasiões estive em Paris com o então ministro de Economia da França, Michel Sapin, buscando apoio para tentar arrefecer a rejeição do setor agrícola francês à conclusão do acordo.

Recentemente, o presidente da França, Emmanuel Macron, tentou atribuir ao novo governo brasileiro um eventual fracasso nas negociações, misturando os temas.

Não acredito que a UE deseje avançar de fato. Nem acredito que o governo de Jair Bolsonaro tenha a intenção de prosseguir com o acordo no futuro. Não se sabe nem mesmo que peso dará o novo presidente brasileiro ao Mercosul.

Certamente perdemos neste ano a grande oportunidade de nos integrarmos a um mercado importantíssimo como a União Europeia. Da nossa parte, em especial da minha enquanto ministro, não faltaram empenho, trabalho e dedicação.

*Marcos Pereira é deputado federal eleito pelo PRB São Paulo e ex-ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC)

 

VER TODOS OS ARTIGOS
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.