Caso Brumadinho: Alerta para a Bahia, que possui as barragens mais comprometidas do Brasil

 

O país inteiro se volta nesse momento para Brumadinho (MG), Região Metropolitana de Belo Horizonte. Acompanhamos com muita tristeza a busca incessante por centenas de pessoas que estão desaparecidas, em decorrência do rompimento de uma Barragem naquela localidade.

Para além de nossa solidariedade e orações por aquele povo, tanto vítimas, quanto o Corpo de Bombeiro local (com homens e mulheres no papel de heróis na busca e salvamento), a tragédia de Brumadinho é um momento oportuno para um alerta preventivo, com relação à gestão de segurança de barragens em nosso Estado.

A Bahia é o estado com maior número de barragens com estrutura comprometida no Brasil, é o que aponta um relatório da Agência Nacional de Águas (ANA), divulgado em novembro do ano passado. O documento revela que, das 45 barragens com os piores problemas no Brasil, 10 estão na Bahia.

Nossas barragens estão em situação caótica, e apresentam infiltrações, erosão e fissuras nas estruturas, como é o caso de algumas citadas no relatório, a exemplo da Barragem de São Gonçalo dos Campos, Barragem de Apertado, em Mucugê, Barragem de Cipó e a Barragem de Araci. Essa última, apresenta tamanho comprometimento, a ponto da ANA emitir um alerta com nível de perigo 2.

É preciso que haja intensa fiscalização dos órgãos estaduais, no caso da Bahia, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), no sentido de providências emergenciais, para evitar tragédias como a de Brumadinho. A Segurança de barragens deve ser prioridade na agenda estatal, e como parlamentar, nosso dever é cobrar dos gestores atenção com essa temática, para certamente, evitar tragédias anunciadas, e principalmente preservar vidas.

*Rogéria Santos é vereadora de Salvador (PRB-BA)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

VER TODOS OS ARTIGOS
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.