Água: um bem precioso

 

aildo-rodrigues-prb-entrevista-da-semana-foto-ascom-16-12-15

 

Quando comento sobre minha formação de geógrafo alguns ainda se surpreendem. Entretanto, esta é uma das minhas especializações e sempre me encontro, em um almoço ou em uma conversa informal, falando sobre o tema, sobre a formação das nuvens, da chuva, das rochas.

Com a ameaça iminente do racionamento de água na Grande São Paulo, porém, o assunto ganhou viés político e anda mais presente nas rodas de bate-papo. A drástica falta de chuva neste verão escaldante comprometeu nosso abastecimento de água, secou o Sistema Canteira e tornou-se um problema latente.

De fato, este foi o verão mais quente dos últimos 71 anos, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia. E este é apenas o primeiro recorde. Em seguida, veio o recorde histórico de consumo de energia, que resultaram em baixíssimos níveis nos reservatórios. Assim, a água que pode faltar nas torneiras, também ameaça nosso fornecimento de energia.

Em São Paulo, a campanha pela redução do consumo de água que compensava os poupadores com até 30% de desconto na conta de água, até deu certo, mas não foi suficiente. Os níveis dos reservatórios continuaram baixos. A tentativa foi válida, porém, mais uma vez o bolso falou mais alto do que a consciência. A população continuou a ‘varrer’ calçadas com mangueira e passar muito mais tempo que o necessário embaixo do chuveiro.

Minha opinião é que o racionamento de água já deveria ter começado há cerca de um mês, porque corremos o sério risco de desabastecimento nos próximos meses. Parece drástico? Polêmico? Talvez, mas meu posicionamento é temerário quanto a atitudes mais drásticas no futuro como, por exemplo, um possível corte total do abastecimento da água para a população.

Assim, se houvesse desde já um racionamento bem planejado – como a diminuição da pressão da água em horários que não prejudicasse nossas rotinas – teríamos uma atitude mais prudente por parte das autoridades competentes, haja vista que não há expectativa de chuva regular e volumosa entre os meses de maio e setembro.

O que precisamos entender é que a chuva que faltou no verão, não será recuperada nas próximas estações do ano e o prejuízo causado por esta falta não será plenamente revertido. As chuvas diminuem naturalmente com a entrada do outono e voltarão a intensificar apenas em novembro, quando se aproxima o verão.

A questão é complexa e tende a ser solucionado apenas com grandes obras de infraestrutura e ampliação da capacidade existente, o que poderia levar até anos de investimentos.

As chuvas seguirão seu percurso natural e, no próximo verão, devem voltar sua intensidade normal. Entretanto, até voltar a sua normalidade ficam algumas questões: Será possível chegar a um equilíbrio entre oferta e demanda do consumo? Até quando vamos conseguir lidar com a falta que a chuva fez neste verão? Até quando os reservatórios vão suportar nossa demanda exaustiva?

Sugiro então que antes de culpar a mãe natureza por não enviar chuva suficiente, façamos nossa parte e economizemos o máximo possível deste bem precioso: a água.

*Aildo Rodrigues é o Presidente Municipal do PRB São Paulo

E-mail: aildo.rodrigues.ferreira@gmail.com

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!