A dor é de todas e a luta continua

A dor é de todas e a luta continua

 

O noticiário dramático não é uma exclusividade de 2019, há muito tempo somos bombardeados com histórias comoventes e que nos revoltam. Seja pela impunidade, corrupção ou violência. Infelizmente, nós mulheres somos o centro dos casos mais violentos. O número de feminicídios só cresce e continuamos a ser mortas por quem somos.

Após um novo caso, as redes sociais se enchem de tristes comentários que insistem em culpar as vítimas: “Ela procurou!”; “Ela não poderia chegar tarde”; “Ela não se deu ao respeito”; como se agredir uma mulher fosse a forma de educá-la ou domesticá-la, e quem disse que precisamos disso? A Lei do Feminicídio ainda é questionada. Só no Rio em 2017 foram 89 casos, a idade média das vítimas: 18 a 30 anos e em 65% das ocorrências o agressor é conhecido. Até quando?

Estou vereadora da Cidade do Rio no terceiro mandato e venho pautando as minhas ações nas políticas públicas voltadas também para o universo feminino. No início deste mês de fevereiro, participei da inauguração da sede do Codim-RJ (Conselho de Direitos da Mulher). Durante o meu discurso, lembrei de toda a trajetória do conselho, desde a sua votação, em tempo recorde na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, às primeiras ações e conquistas. Quando assumi, lutei pela abertura de uma Comissão Permanente de Defesa da Mulher, que presidi por oito anos, e fui incansável na luta pela criação deste Conselho. Ações que demonstram o quão atento e em sintonia está o PRB com as demandas femininas.

Ampliar os canais de atendimento à mulher neste momento é muito oportuno e necessário. Temos que nos unir e reagir contra tantos casos de violência doméstica. A luta por igualdade está apenas no começo, mas a abertura de centros como este são um salto na história da sociedade carioca.

Tenho certeza que chegará um dia em que nenhuma de nós viveremos com medo e insegurança. A dor é de todas e a luta continua. Seremos respeitadas! Eu confio!

*Tânia Bastos é vereadora, presidente municipal do PRB Rio de Janeiro e coordenadora estadual do PRB Mulher

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

VER TODOS OS ARTIGOS
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.