Zona Oeste recebe 17ª edição do programa Cuidar da Cidade

Prefeito Marcelo Crivella (PRB) acompanhou as ações do programa de zeladoria na Cidade de Deus, nesta quarta-feira (26)

Publicado em 27/6/2019 - 00:00 Atualizado em 7/7/2020 - 16:38

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) acompanhou nesta quarta-feira (26), mais uma edição – a 17ª – do Cuidar da Cidade. Desta vez, as ações do governo municipal aconteceram na Cidade de Deus, na Zona Oeste. O programa de zeladoria, iniciado em janeiro, já solucionou mais de 15 mil demandas enviadas à Central 1746 ou constatadas pelos técnicos da Prefeitura em diversos bairros. A estimativa agora é solucionar 30 chamados feitos pela população e concentrar as ações no entorno da da Avenida Edgar Werneck. No interior da comunidade, redes de esgotos foram desobstruídas, árvores foram podadas e iluminação pública restabelecida em várias ruas. Crivella falou da importância do programa para as comunidades.

“Essas ações que chamamos de Cuidar da Cidade, seu bairro mais bonito, são motivadas pelas ligações do 1746. Quanto mais ligações, mais prioridade tem o pedido. Aqui na Cidade de Deus nós tínhamos uma grande urgência, que é dragagem do Rio (Grande) que passa no meio da comunidade. E a hora de dragar é agora, que não tem chuva. Quando chegar outubro, novembro dezembro, a tragédia já está consumada. Então as máquinas já estão trabalhando. Mas não é isso, não. Estamos arrumando a pracinha, trocando as lâmpadas que estão queimadas, fazendo poda de árvores, os calceteiros estão cuidando das calçadas, tem tapa-buraco, estamos fazendo a drenagem da nossa rede de bueiros que estão entupidos. E vamos começar ainda hoje uma grande reforma no posto de saúde, o Hamílton Land, que é muito usado pela comunidade e que precisa de reforma do portão ao telhado. Também vamos dar mais atenção ao saneamento básico – garantiu Crivella, que percorreu ruas com moradores até a localidade conhecida como Karatê.

Além dos serviços de poda de árvore, tapa-buracos, desobstrução de galerias de águas pluviais, retirada de entulhos e melhorias na sinalização viária, houve vacinação antirrábica para cães e gatos e campanha de coleta seletiva de resíduos.

De acordo com o líder comunitário Francisco José dos Santos, na localidade do Karatê vivem 15 mil, dos cerca de 80 mil habitantes da Cidade de Deus.

“A visita do Crivella nos trás esperança de melhoria de qualidade de vida para nossa região, que tem um dos piores IDHs do Rio e aguarda ansiosamente pelas ações do poder público. Pela primeira vez um prefeito anda a pé por aqui, checando os pedidos de melhorias, feitos em abaixo-assinado com cerca de 7 mil assinaturas”, afirmou Francisco.

Entre as reivindicações que serão atendidas pela Prefeitura estão a construção de um centro esportivo e cultural no Karatê; a limpeza e dragagem do Rio Grande; reformas em escolas e posto de saúde, e retorno da linha de ônibus 803, que liga o bairro a Madureira, na Zona Norte.

Moradores há 58 anos na Cidade de Deus, o aposentado João da Silva, de 80 anos, e a esposa, Inez de Souza, de 75, exaltaram as ações da prefeitura. “Ruas mais limpas e com mais linhas de ônibus, já nos ajudam muito. Enfim estão olhando por nós”, resumiu João.

A estudante Rafaela Cristina da Silva, de 32 anos, aproveitou para levar Lua, uma cadela vira-lata que ela pegou abandonada na comunidade, para tomar vacina contra a raiva. “Ela estava cheia de ferimentos, que hoje estão curados. Só faltava mesmo a vacina contra a raiva”, comentou.

Segundo a médica veterinária Eucy Galamba, da equipe de Vigilância Sanitária do Município, foram disponibilizadas mil vacinas anti-rábicas. Em menos de uma hora, 17 cães já tinham sido vacinados.

“A vacinação, que é gratuita, é importante, para continuarmos mantendo o Rio longe da raiva animal, cujo último caso se deu em 1995. Só a vacina protege contra surtos”, advertiu Eucy, ressaltando que atualmente pelo menos 100 cães são vacinados diariamente na cidade, por equipe volante e em dois postos, um em São Cristóvão e outro em Santa Cruz.

Paulo César dos Santos, diretor da Rio Luz, disse que somente nas primeiras horas foram trocadas 30 lâmpadas. “Também estamos substituindo luminárias danificadas, que deixam luzes acesas de dia, e regularizando ligações de energia”, destacou Paulo César.

Vários bairros atendidos e milhares de problemas resolvidos

O Cuidar da Cidade estabelece um calendário de ações que mobiliza diversos órgãos municipais. Atuam servidores da Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva), Comlurb, Rioluz, Fundação Parques e Jardins e CET-Rio, Guarda Municipal e secretarias de Saúde e Educação.

Criado pelo prefeito Marcelo Crivella e desenvolvido pela Secretaria Municipal da Casa Civil, em conjunto com o Centro de Operações Rio (COR) e a Central 1746, o programa já passou pelos seguintes locais:

Zona Norte

– Tijuca/Praça Afonso Pena;
– Tijuca/Praça Saens Peña;
– Ilha do Governador;
– Rocha Miranda;
– Méier;
– Vigário Geral;
– Pavuna.

Zona Oeste

– Padre Miguel;
– Santa Cruz;
– Campo Grande;
– Inhoaíba;
– Campo Grande / Conjunto da Marinha;
– Vila Valqueire;
– Pechincha.

Zona Sul

– Leblon.

Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Reportar Erro
Send this to a friend