Waldir Canal quer ações de propagação e conscientização dos direitos dos idosos em Porto Alegre

Waldir Canal quer ações de propagação e conscientização dos direitos dos idosos em Porto Alegre

O vereador Canal explicou que esta reunião foi motivada pelas demandas encaminhadas à Frente Parlamentar.

 

Porto Alegre (RS) – O vereador Waldir Canal (PRB-RS), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Idoso, acompanhado do secretário municipal adjunto do Idoso, André Canal; e do representante da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Jorge Brasil, foi recebido na sede do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) pelo supervisor técnico estadual, Paulo Ziegler; pelo coordenador de Promoção Social, Paulo Dias; e pela coordenadora de cursos, Ione Ribarczki, na tarde da última sexta-feira (24).

O encontro foi solicitado pelo vereador Waldir Canal para sugerir ações de propagação e conscientização dos direitos dos idosos, nos transportes públicos coletivos, assim como destacar aos gestores do Sest/Senat, a importância de inserções de temas que envolvem o melhor atendimento idosos, no transporte público coletivo.

waldir-canal-defesa-idosos-cursos-para-motoristas- sest-senat-foto-ricardo-carvalho-27-07-15 (1)O vereador republicano explicou que esta reunião foi motivada pelas demandas encaminhadas à Frente Parlamentar, ao informar que a comitiva também visitará empresas de transporte coletivo para apresentar os problemas e buscar soluções às questões como a falta de paciência de motoristas quando o idoso vai subir ou descer do veículo, a falta de atendimento ao sinal da parada de ônibus, distância do ônibus para pegar o passageiro idoso e outras.  O parlamentar do PRB destacou, ainda, que a Frente não recebe só reclamações. “Também existem vários depoimentos com elogios aos motoristas. Os bons exemplos devem ser seguidos”, disse.

O secretário André Canal afirmou que há problemas sociais, de segurança e administrativos. “Muitas vezes é necessário a agilidade dos motoristas de transporte coletivo e que haja respeito à pessoa idosa no trânsito e no transporte coletivo”. André destacou também que os idosos enfrentam limitações de motricidade e são mais sensíveis. O secretário lembrou, ainda, que muitas pessoas não disponibilizam os bancos destinados aos idosos, em ônibus.

Jorge Brasil sugeriu um trabalho conjunto, com a participação do Sest/Senat, ao convidar os representantes do Serviço Social do Transporte, a participarem da Frente Parlamentar em Defesa do Idoso, para que possam entender os anseios desse público. Paulo Ziegler, agradeceu a iniciativa do vereador Waldir Canal e dos integrantes da Frente Parlamentar e manifestou a disponibilidade de o Sest/Senat. “Independente do que é determinado na legislação de trânsito sobre cursos preparatórios de profissionais, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Trânsito vai incluir em seus cursos, temas que envolvem o atendimento e convívio social com os idoso”, afirmou.

Ziegler confirmou a presença do Sest/Senat, na próxima reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Idoso, que ocorrerá no final do mês de agosto, quando estarão prestando esclarecimentos cabíveis e buscando informações dos idosos, como forma de desenvolver material didático e cursos pertinentes ao tema.

Texto: Angélica Sperinde / Ascom – vereador Waldir Canal
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias
Foto: Ricardo Carvalho

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!