Waldir Canal participa de Fórum Social Mundial da População Idosa

Republicano defendeu os direitos da pessoa idosa durante o Fórum Mundial Social. Ele entende que o tema deve ser debatido de forma contínua

Publicado em 26/1/2016 - 00:00

Waldir Canal participa de Fórum Social Mundial da População Idosa
Waldir Canal defendeu os direitos da pessoa idosa durante o Fórum Mundial Social. Ele entende que o tema deve ser debatido de forma contínua

 

Porto Alegre (RS) – O vereador Waldir Canal (PRB-RS), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Idoso de Porto Alegre, representou a Câmara Municipal na abertura do Primeiro Fórum Social Mundial da População Idosa, realizado na último dia 22, no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O parlamentar participou de palestras e debates sobre o tema “Convergência sobre os Direitos da População Idosa”.

Ao apresentar o trabalho desenvolvido pela Frente Parlamentar do Idoso na capital gaúcha, o parlamentar destacou a importância de estabelecer estrutura e orçamento específico para atendimento das demandas e necessidades da população idosa, a  exemplo de Bagé, que é a única cidade do Rio Grande do Sul com Secretaria Municipal do Idoso. Segundo Canal, “os idosos de Porto Alegre já são vitoriados, a partir da conquista e estabelecimento da Secretaria Adjunta Municipal do Idoso”, ponderou.

waldir-canal-prb-forum-social-idosos-foto2-ascom-26-01-2016Ao falar das conquistas da Frente Parlamentar, em prol dos idosos, Canal citou o processo para estabelecimento de vagas para atendimento dos idosos dependentes abandonados. Além disso, destacou o trabalho de aperfeiçoamento profissional dos trabalhadores do trânsito, com cursos específicos aos motoristas e cobradores, para melhor atendimento e atenção às dificuldades dos idosos no transporte público coletivo.

O vereador ressaltou também a importância do trabalho do Legislativo para elaboração de projeto e da sua atuação com parecer positivo à implantação do Fundo Municipal do Idoso, o possibilita a execução de projetos e o trabalho de instituições, em benefício dos idosos. Ele explicou que a Secretaria Municipal Adjunta do Idoso trabalha em conjunto com a Frente Parlamentar, para solucionar as demandas dos idosos, que chegam no Legislativo.

O vereador Canal sugeriu a continuidade de encontros. “O Fórum precisa entrar na nossa agenda de eventos, pois conta com a presença de profissionais e defensores dos idosos de diferentes localidades brasileiras, as quais se destacam pelas políticas públicas e  trabalho em defesa e valorização dos idosos, a exemplo do Rio de Janeiro”, sugeriu.

O parlamentar propôs a discussão do Plano Nacional de Convergência para proteção integral aos idosos, ao lembrar das questões que envolvem a violência contra esses cidadãos.

 

Texto e foto: Ascom – vereador Waldir Canal
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend