Vereadores do PRB se pronunciam sobre índices de feminicídio em Boa Vista

Republicano Manoel Neves é autor da Lei nº 1498 que institui a semana de combate a violência contra a mulher, no âmbito do município de Boa Vista

Publicado em 29/11/2018 - 00:00 Atualizado em 24/5/2021 - 11:30

Magnólia Rocha e Manoel Neves ressaltaram os índices alarmantes de feminicídio na capital

Boa Vista (RR) – Os primeiros minutos da sessão de terça-feira (27), na Câmara Municipal de Boa Vista, foram dedicadas às falas das parlamentares em alusão ao Dia Internacional da Violência Contra as Mulheres, lembrado anualmente no dia 25 de novembro. Entre as falas, destacou-se a homenagem realizada pelos vereadores do PRB, Magnólia Rocha e Manoel Neves, que ressaltaram os índices alarmantes de feminicídio na capital.

Ao usar a Tribuna durante o grande expediente, Magnólia Rocha destacou a importância da identificação dos casos de violência contra a mulher na saúde municipal e da criação de políticas públicas de assistência às mulheres. “Como médica, tenho que ressaltar a importância de identificação dos casos de violência contra a mulher que chegam às unidades básicas de saúde e hospitais públicos. Sabemos que muitas mulheres procuram essas instituições e muitos desses casos não são notificados da devida maneira”, afirmou a republicana.

Em aparte, o vereador Manoel Neves parabenizou as parlamentares pelas falas e salientou o as ações de combate à violência contra as mulheres apontando que os números em Roraima são alarmantes, ressaltando a quantidade de mulheres assassinadas vítimas de violência doméstica. “O PRB tem acompanhado em nosso Estado o crescimento da violência contra a mulher e vem atuando para criar leis, projetos e indicações que busquem sensibilizar as pessoas para que venhamos a acabar com esse tipo de violência. Pretendemos construir juntos um ambiente de igualdade para homens e mulheres”, comentou.

Manoel Neves é autor da Lei nº 1498 que institui a semana de combate a violência contra a mulher, no âmbito do município de Boa Vista. A lei foi promulgada em 28 de maio de 2013 e prevê a realização de campanhas e atividades educativas para sensibilizar a população acerca da violência contra a mulher. De acordo com a lei, a Semana será realizada anualmente no mês de março.

Saiba mais

O Dia Internacional para a não-Violência Contra as Mulheres é comemorado anualmente em 25 de novembro. A data surgiu em decorrência do Dia Latino-americano de Não Violência Contra a Mulher, que foi criada durante o Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, realizado em Bogotá, Colômbia.

Segundo o Atlas da Violência de 2018, Roraima é o estado com a maior taxa de homicídio contra mulheres do país. De acordo com o levantamento, a taxa foi de 21,9. O estado já atingiu picos de assassinatos de mulheres de 14,8 em 2013, e 11,4 em 2015. Nos demais anos, a taxa de homicídios de mulheres foi superior à taxa brasileira.

Texto e foto: Ascom – vereador Manoel Neves

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend