Vereadora Tânia Bastos destaca avanços da mulher na política

Para a republicana, existem muitas conquistas mas não é hora de parar

Publicado em 1/9/2016 - 00:00

Vereadora Tânia Bastos destaca avanços da mulher na política
Para a republicana, existem muitas conquistas mas não é hora de parar

Rio de Janeiro (RJ) – A vereadora Tânia Bastos é coordenadora estadual do PRB Mulher. Está no seu segundo mandato e é candidata a reeleição. A sua vocação para a política nasceu quando foi conselheira tutelar, depois, diretora de instituições filantrópicas e coordenadora da Secretaria Municipal de Assistência Social, onde coordenou creches e centros sociais da Prefeitura do Rio.

Em 2006, enfrentou o desafio de assumir a presidência municipal do Partido Republicano Brasileiro (PRB) e foi assessora parlamentar da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Foi eleita vereadora do Município do Rio de Janeiro com 15.742 votos, em 2009, e com o resultado do seu belo trabalho foi reeleita com 24.850 votos, 2012.

Em 2011, a parlamentar assumiu a coordenação estadual do PRB Mulher Rio de Janeiro a convite do então presidente nacional do PRB, Vitor Paulo, para estruturar a militância nos municípios. “As mulheres não se interessavam muito por política, nem participavam dos movimentos. Porém, com a divulgação e visibilidade dos trabalhos, elas começaram a perceber o quanto elas são importantes”, contou.

Com o apoio do presidente nacional licenciado, Marcos Pereira e atual ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, e do senador Eduardo Lopes – presidente nacional interino -, houve avanços. A participação das mulheres nos encontros estaduais e municipais colaborou para que a sua voz fosse mais ativa. “A mulher no PRB tem tido um papel de protagonista e não de coadjuvante. Isso é importante porque mostra que o partido dá voz e vez às mulheres. Esse incentivo da liderança tem impulsionado a participação feminina na política”, destacou a vereadora.

De acordo com a parlamentar, o crescimento do PRB Mulher foi bastante satisfatório. Hoje temos representação feminina e milhares de filiadas em todo Rio de Janeiro. “Daqui para frente a tendência é crescer ainda mais porque a visão da mulher em relação à política vem se ampliando a cada dia. O objetivo é avançar em todos os sentidos. Tivemos muitas conquistas, mas não podemos parar. Precisamos de mais esforços do poder público para favorecer a mulher na saúde, na educação, na igualdade salarial e buscar para que ela tenha autonomia econômica”, mencionou.

Texto: Leticia Namorato / Ascom – Vereadora Tânia Bastos

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend