Vereadora pede o fim de fogos de artifício em eventos da prefeitura

“Não há necessidade de gastar o dinheiro público com fogos de artifício”, ressalta Anna Carolina.

Publicado em 25/8/2014 - 00:00

Vereadora pede o fim de fogos de artifício em eventos da prefeitura
“Não há necessidade de gastar o dinheiro público com fogos de artifício”, ressalta Anna Carolina.

 

Itajaí (SC) – A vereadora Anna Carolina Martins (PRB-SC) protocolou indicação – já aprovada pelo plenário e encaminhada ao prefeito Jandir Bellini – em que pede para que a administração municipal de Itajaí se abstenha de usar fogos de artifício, independente da ocasião. “Há outras maneiras de celebrar as datas ou eventos especiais. Não há necessidade de gastar o dinheiro público com fogos de artifício, que são poluentes, podem machucar pessoas e ainda causam sofrimento aos animais”, justifica Anna Carolina. A parlamentar, que também é presidente da Comissão Permanente de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, espera que o prefeito atenda a recomendação.

Na justificativa enviada ao Poder Executivo, a vereadora salienta o sofrimentos dos bichos de estimação. “Os animais entram em pânico com o barulho, que já é alto para o ser humano, imagina para os animais que têm a audição muito mais sensível”, ressalta. Ela ainda complementa que há a poluição sonora também para os moradores do entorno – sentido de forma mais agressiva pelos idosos, enfermos e pessoas com determinados tipos de deficiência ou distúrbio mental.

“Não podemos deixar de destacar os casos de acidentes, queimaduras ou mesmo perda de algum membro por conta do uso de fogos. São riscos que não precisamos correr, muito menos sendo financiado com o dinheiro público”, afirma a parlamentar, acrescentando também o prejuízo ao Meio Ambiente.

“Os produtos químicos e metais pesados usados nos fogos de artifício colaboram para a contaminação da água e do solo. O uso provoca um grande depósito de lixo físico no solo e nos rios e a queda também pode provocar incêndios”, conclui.

Texto: Ascom – vereadora Anna Carolina
Foto: Natália Medeiros

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend