Vereadora Ireuda Silva participa de audiência pública sobre tuberculose

“As pessoas em situação de rua compõem um dos grupos mais vulneráveis à doença”, alertou a republicana

Publicado em 31/3/2019 - 00:00 Atualizado em 12/7/2020 - 19:37

Salvador (BA) – O Comitê Baiano para o Controle da Tuberculose conduziu, na manhã de quinta-feira (28), no Centro de Cultura da Câmara de Salvador, uma audiência pública sobre a prevenção, o combate e a erradicação da doença infectocontagiosa causada pelo bacilo de Koch. Uma das componentes da mesa, a vereadora Ireuda Silva (PRB), que tem lutado para formar a Frente em Defesa da Saúde, colocou-se à disposição para ajudar o comitê.

“As pessoas em situação de rua compõem um dos grupos mais vulneráveis à doença, principalmente pela dificuldade de atendimento e pela falta de acompanhamento necessário. Além disso, vou discutir com a Semps a questão nutricional dos moradores de rua com tuberculose. Não dá para andarmos em círculo. Se houvesse empenho de todos, já estaríamos perto da erradicação da doença. Vale ressaltar que o maior número de pessoas em situação de rua são negras, e eu como vereadora e representante da parcela negra da sociedade me sinto na obrigação em apoiar essa causa”, disse Ireuda Silva.

Segundo a republicana, o combate à tuberculose no âmbito municipal será reforçado com a instalação, na Câmara, da Frente em Defesa da Saúde. “Com a frente, vamos estabelecer uma política pública mais eficiente pelo fim da tuberculose em Salvador”, disse.

Especialista no assunto, a pneumologista Maria do Carmo Corbacho fez um breve relato sobre a tuberculose, lembrando que doença está presente no mundo desde o começo da humanidade. Falou ainda da bactéria causadora, o bacilo de Koch, e da evolução do tratamento com quatro tipos de medicamentos.

A representante do Comitê Baiano para o Controle da Tuberculose, Virginia Perrucho, mediou as apresentações e afirmou que o debate resultará em compromissos e encaminhamentos para os órgãos de diversas áreas relacionadas com a doença.

Também contribuíram com o debate e fizeram parte da mesa de trabalho Cristina Castro, representante do Programa Estadual de Controle da Tuberculose; Sulimara Silva, da área de abordagem social da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza; e Roni dos Santos e Edcarlos Venâncio, integrantes do Movimento da População em Situação de Rua.

Texto: Ascom – vereadora Ireuda Silva
Foto: Reginaldo Ipê

Reportar Erro
Send this to a friend