Xandão Gomes cobra políticas públicas de proteção aos animais no município de Viamão

Vereador Xandão Gomes cobra políticas públicas de proteção aos animais no município de Viamão

O parlamentar denuncia que a prefeitura não fez nenhum atendimento e o número de animais pelas ruas da cidade só aumenta

Viamão (RS) – A falta de ações concretas do governo municipal para assegurar a devida proteção aos animais e prevenir à população de doenças infecciosas têm sido uma das principais críticas do vereador Xandão Gomes (PRB) do município de Viamão, situado na região metropolitana de Porto Alegre (RS).

De acordo com o parlamentar republicano, a inércia da prefeitura é antiga. “A minha maior crítica é que não há verdadeiramente uma política voltada para os animais, como em outros municípios. E isso diz repeito, também, à saúde pública, pois na medida em que os cachorros abandonados se proliferam, aumentam as doenças transmitidas à população“, disse.

Xandão é autor do Projeto de Lei nº 001/2013, aprovado pelo legislativo, que dispõe sobre a criação de cadastro de ONG’s e pessoas que cuidem de animais abandonados no município, para fornecer recursos e contribuir nos gastos, bem como dispor os animais para adoção. “As ONG’s fazem tudo. Cuidam, castram, tratam, alimentam, enfim. Fazem o que o poder público deveria fazer, isso sem receber qualquer tipo de auxílio”, completou. No entanto, o prefeito vetou o projeto e em seguida apresentou outra proposta para votação.

O projeto  do Poder Executivo local previa, entre outras medidas, o cadastro de cães e gatos, colocação de chip para identificação e controle de natalidade. Além disso, o Conselho Viamonense de Meio Ambiente teria autorizado que R$ 92,5 mil saíssem do Fundo Municipal do Meio Ambiente para ser investido na implementação da Lei.

No mesmo ano, foi anunciada a Unidade de Atenção aos Animais, durante uma solenidade em que o prefeito entregou a chave do veículo para a secretaria da saúde. Mas, de acordo com o vereador do PRB, as iniciativas ficaram apenas no discurso e nenhum atendimento teria sido realizado por meio da iniciativa implementada pela prefeitura.

Desde então, pedidos de recolhimento de cães abandonados, castração e auxílio às entidades de proteção têm sido negados pela prefeitura. Vários casos foram encaminhados ao Ministério Público, a fim de exigir providências da prefeitura, que não cumpre os termos de ajustamento de conduta firmado para resolver o problema.

Fonte: Jornal Águas Claras do Sul – Janeiro/2015
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias
Foto: Thayse Rodrigues

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!