Vereador José Nelson quer coleta de remédios vencidos em Ferraz de Vasconcelos

Projeto visa evitar contaminação do meio ambiente e descarte incorreto de medicamentos no lixo doméstico.

Publicado em 14/9/2014 - 00:00

Vereador José Nelson quer coleta de remédios vencidos em Ferraz de Vasconcelos
Pelo texto, os coletores deverão ser de material resistente à ruptura e vazamento, impermeável e inviolável.

 

Ferraz de Vasconcelos (SP) – O vereador José Nelson (PRB-SP) apresentou uma proposta que obriga farmácias, drogarias, revendedores de medicamentos e manipuladoras que atuam no Município de Ferraz de Vasconcelos, São Paulo, a disponibilizar recipientes adequados e de fácil visualização para o recolhimento de remédios domiciliares vencidos ou não utilizados.

Pelo texto, os coletores deverão ser de material resistente à ruptura e vazamento, impermeável e inviolável, possibilitando o recebimento de resíduos de medicamentos sólidos ou líquidos e, ao mesmo tempo, de recicláveis. Além disso, os equipamentos conterão cartazes descrevendo a sua função e o destino correto de materiais em questão.

A proposta prevê, ainda, que os medicamentos recolhidos sejam encaminhados pelos estabelecimentos comerciais responsáveis as instituições que possuem o plano e programa de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, conforme determina a Resolução da Diretoria Colegiada nº 306, de 07 de dezembro de 2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para o republicano, além de contribuir com a saúde pública, o projeto “visa evitar a contaminação do meio ambiente, já que, nos dias atuais o descarte ocorre junto ao lixo doméstico ou no esgoto sanitário, ou seja, sem nenhum critério apropriado”.

 

Fonte: Ascom PRB/SP

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend