Vereador Betinho firma parceria com Hospital do Câncer de Barretos (SP)

Parceria do republicano vai prevenir câncer de colo do útero e de mama em Campo Grande

Publicado em 16/4/2016 - 00:00

Vereador Betinho firma parceria com Hospital do Câncer de Barretos
Betinho foi recebido pela enfermeira do Departamento de Prevenção, Diãniffer Martins Capellesso

Campo Grande (MS) – O vereador Betinho (PRB-MS) firmou, nesta quarta-feira (14), uma parceria com o Instituo Diagnóstico e Prevenção Antônio Morais dos Santos, unidade do Hospital de Câncer de Barretos, para atender mulheres de baixa renda das comunidades mais afastadas da região central de Campo Grande. Betinho foi recebido pela enfermeira do Departamento de Prevenção, Diãniffer Martins Capellesso.

O vereador, que é membro da Comissão Permanente de Assistência Social e do Idoso, espera que as atividades desenvolvidas em conjunto com a entidade contribuam para a prevenção do câncer de colo de útero e de mama na cidade. “Tenho um importante papel a cumprir como vereador. Uma delas é buscar levar esclarecimento e informações à população campo-grandense. O receio de se realizar os exames e a desinformação são um dos maiores perigos que põem a saúde da mulher em risco. No que eu puder contribuir para o fortalecimento, atuarei em conjunto com a instituição”, disse.

Segundo o Relatório Estimativa 2016 – Incidência de Câncer no Brasil, do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), ligada ao Ministério da Saúde, no país, neste ano, a tendência é de que surjam 57.960 novos casos de câncer de mama e 16.340 novos casos de câncer de colo de útero. Destes, em Mato Grosso do Sul, são esperados 820 novos casos de câncer de mama e 330 novos casos de câncer de colo de útero. Para identificação e prevenção, o Ministério da Saúde recomenda que as mulheres realizem exames rotineiros.

Hospital de Câncer de Barretos em Campo Grande

O Instituto de Diagnóstico e Prevenção Antônio Morais dos Santos, filial do Hospital de Câncer de Barretos em Campo Grande, iniciou suas atividades em 2014 com a ideia de realizar diagnósticos e exames preventivos de câncer de colo de útero e de mama, atendidos integralmente pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Aproximadamente 200 mulheres são recebidas pelo hospital diariamente, na unidade fixa de diagnóstico, no bairro Aero Rancho, e na carreta adaptada e equipada para percorrer periferias da capital sul-mato-grossense, a fim de realizar busca ativa de mulheres que se encaixam no público-alvo para diagnóstico precoce.

Texto: Agência PRB Nacional, com informações da Ascom – vereador Betinho
Foto: Cedida

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend