Três novos jardins do Rio Janeiro são adotados por empresas cuidadoras

Três novos jardins do Rio Janeiro são adotados por cuidadores

As empresas Banco Santander, Mongeral Aegon Seguros e Previdência e Boteco Boa Praça são os novos parceiros do Projeto Adote.Rio

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) e a Fundação Parques e Jardins oficializam nesta segunda-feira (3), no Palácio da Cidade, a entrega de três espaços verdes a novos parceiros do programa Adote.Rio.

Com as novas adoções, o Banco Santander passa a ser responsável por parte dos canteiros ajardinados na Avenida Ataulfo de Paiva, Leblon. A Mongeral Aegon Seguros e Previdência cuida da Travessa das Belas Artes, no Centro. E a Praça Cazuza, também no Leblon, ganha vida nova com o Boteco Boa Praça, seu adotante.

“Os adotantes são uma preciosidade para a cidade. A cidade não é só da Prefeitura,  é nossa, todos nós temos que ajudar. As pessoas que puderem cuidar do seu pedacinho, cada um de alguma forma, e isso tem que ser incentivado e aplaudido. Todos nós do Rio de Janeiro ficamos comovidos com a ação dos adotantes”, destacou o prefeito.

Os sócios do Boteco Boa Praça resolveram adotar a praça – o bar foi instalado no imóvel em frente à estátua em homenagem a Cazuza – com um novo projeto paisagístico e de iluminação. A área ganhará varais de luz e serão plantados oito pés de Canafístula, árvore de flores amarelas.

“Essa apropriação gera um sentimento de pertencimento à cidade, fazendo com que a população utilize mais os espaços públicos. A iniciativa também gera benefícios imediatos para todos os envolvidos: o adotante tem sua marca associada a projetos de marketing urbanístico, ecológico, cultural e de responsabilidade social; as comunidades locais são valorizadas por estarem próximas a áreas bem cuidadas; e o setor público passa a dispor de mais recursos para investimento em áreas mais carentes da cidade”, explicou o presidente da Fundação Parques e Jardins, Roberto Rodrigues.

O que dizem os padrinhos

Helder Molina, presidente da Mongeral, ressaltou o bem-estar para funcionários e clientes com as melhorias na Travessa Belas Artes.

“Pouquíssimas companhias podem se orgulhar de estar no mesmo endereço há 180 anos, como a nossa. Por isso resolvemos adotar a área, e este é um exemplo para a sociedade carioca”, disse o executivo.

Ely de Menezes, gerente do Santander, agradeceu pela oportunidade da parceria com a Prefeitura. “É muito importante para nós e para a sociedade do Rio de Janeiro”, afirmou.

Flávio Sarahyba, do Boteco Boa Praça,  explicou sua motivação ao adotar um espaço público histórico. “A praça que Cazuza frequentava está de novo cheia de vida”, destacou.

O Programa

O Adote.Rio foi lançado pela Fundação Parques e Jardins em dezembro de 2018, com o objetivo de estabelecer parcerias com empresas, associações de moradores e demais segmentos da sociedade para que praças públicas, jardins e áreas verdes sejam preservadas. O programa estimula a apropriação dos espaços públicos pelos cidadãos e promove o melhor uso desses locais.

Desde janeiro até abril deste ano, 858 adoções já foram efetivadas por meio do portal. Hoje, a cidade do Rio soma 1,5 milhão de metros quadrados de áreas adotadas, o equivalente a três Quintas da Boa Vista. Entre outros locais potencialmente adotáveis, estão 2.200 praças urbanizadas, 36 parques urbanos, 1.300 monumentos e chafarizes e 450 quilômetros de ciclovia.

Site exibe lista de áreas disponíveis para adoção

Estão listadas no site do Adote.Rio (www.adote.rio) 71 áreas do Centro e entorno, como Cidade Nova, Santa Teresa, Santo Cristo e São Cristóvão, potencialmente disponíveis para adoção. Isso não impede que espaços de outras regiões, como Zona Sul e Zona Norte, também sejam adotados. A ideia é que essa lista seja alimentada continuamente, com a inserção de novas áreas da cidade disponíveis a cada atualização.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ)
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.