Republicano toma posse como 1º vereador surdo de Caxias do Sul

Tibiriçá Maineri é o primeiro surdo a tomar posse como vereador em Caxias do Sul

Republicano tem 60 anos, é formado em Pedagogia, líder da comunidade surda e professor de Libras

Publicado em 6/2/2019 - 00:00 Atualizado em 15/7/2020 - 15:52

Caxias do Sul (RS) – O republicano Tibiriçá Maineri (PRB) tomou posse como vereador, na terça-feira (5), na Câmara Municipal de Caxias do Sul, durante solenidade que marcou a abertura dos trabalhos legislativos de 2019.

Ele é o primeiro surdo da história do parlamento caxiense a ocupar o cargo de vereador. Ele assumiu a vaga deixada pelo também republicano Chico Guerra (PRB), licenciado para ser chefe de Gabinete do prefeito Daniel Guerra (PRB). Maineri vinha atuando como titular da Coordenadoria de Acessibilidade da Prefeitura de Caxias do Sul.

O novo vereador destacou que pretende trabalhar em defesa de políticas de inclusão de pessoas com deficiência e atuará pelar qualificação da legislação e das práticas de acessibilidade e medidas de proteção aos idosos. “Posso afirmar que a luta que sempre tive em minha vida em prol do desenvolvimento da acessibilidade e inclusão continuará. Orgulho deste grande passo em que finalmente as pessoas buscam uma nova política, onde a inclusão e os direitos humanos são valorizados. Me disponho a ser um porta-voz de todas as pessoas com deficiência, assim como fui da minha própria história. Vamos todos juntos continuar lutando para conquistar um mundo melhor e mais humano por meio da educação, acessibilidade e igualdade”, escreveu o republicano em sua rede social.

Tibiriçá Maineri tem 60 anos, é formado em Pedagogia, líder da comunidade surda e professor de Libras. Ele participou da fundação da Sociedade de Surdos de Caxias do Sul, em 1986. Alternadamente, presidiu o órgão por 16 anos.

O republicano exerceu, ainda, o cargo de diretor regional da Federação Nacional de Integração e Educação de Surdos no Rio grande do Sul; delegado regional no Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência em Brasília; e foi vice-presidente e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Caxias do Sul.

Texto: Agência PRB Nacional, com informações e foto: Ascom –  Câmara Municipal de Caxias do Sul

Reportar Erro
Send this to a friend