Tia Eron conhece Sistema Viário Oeste na Seplan

Durante reunião, vereadora defendeu a eficácia do Plano Safra

Publicado em 1/4/2013 - 00:00

Durante a reunião, vereadora defende a eficácia do Plano Safra
Durante a reunião, vereadora defendeu a eficácia do Plano Safra

Salvador (BA) – A vereadora Tia Eron (PRB-BA) participou da reunião realizada pela Secretaria de Planejamento da Bahia (SEPLAN) onde foi apresentado, pelo secretário da pasta, José Sérgio Gabrielli, o projeto do Sistema Viário Oeste (SVO) que ligará Salvador à Ilha de Itaparica.

O secretário relatou que esse projeto, orçado em R$ 7 bilhões, acabará com o caos que o sistema de ferry boat enfrenta e que visa criar um anel de transporte em torno da Baía de Todos os Santos. Gabrielli ressaltou ainda que a construção não acabará com o ferry boat, mas funcionará como uma alternativa para a população.

Tia Eron questionou sobre como será realizado o pagamento. O secretário esclareceu que o Estado não pode arcar com o projeto, que deve ser custeado pela iniciativa privada. Diante da resposta, a vereadora indagou se havia realmente necessidade do pedágio. O secretário explicou que sim, mas que será um valor igual ou inferior ao do ferry boat.

Em seguida, o vereador Alemão questionou sobre o impacto que a ponte irá causar, como o possível crescimento desordenado na ilha e que, como consequência, poderá prejudicar os pescadores e as marisqueiras. Gabrielli respondeu que estão sendo realizados estudos em busca de soluções para que não prejudiquem os nativos.

De pronto, Tia Eron complementou a fala do secretário lembrando que o Plano Safra fora lançado na manhã do mesmo dia na Bahia e destacou que o mesmo, idealizado pelo Ministro Marcelo Crivella – Ministério da Pesca e Aquicultura – visa a modernização da pesca, o fortalecimento da indústria e do comércio pesqueiro. Entre suas ações, há a liberação de linhas especiais de crédito, com juros menores, prazos de carência maiores e ampliação dos limites, o que poderá minimizar o impacto aos moradores da Ilha de Itaparica que atuam na área e fomentar o comércio regional, tendo total aplicabilidade na região devido aos objetivos do Plano que são o de transformar o potencial pesqueiro do Brasil em uma atividade econômica competitiva e lucrativa. 

Participaram também os vereadores Duda Sanches, Leandro Guerrilha, Marcelo Moraes, Léo Prates, José Trindade e Gilmar Santiago e o coordenador do projeto, Dr. Paulo Henrique de Almeida.

Texto: Carol de Andrade – Ascom vereadora Tia Eron
Com informações e foto: Cínthia Portela

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend