Termosires Neto investe 35% da receita do município na educação

Prefeito do PRB explicou que a educação é uma da áreas que tem tido atenção especial do governo municipal

Publicado em 12/6/2018 - 00:00

Termosires Neto apresenta situação financeira da Educação para professores
Prefeito do PRB explicou que mesmo com todas as dificuldades financeiras enfrentadas pela Prefeitura, a educação é uma da áreas que tem tido atenção especial do governo municipal

Formosa do Rio Preto (BA) – Em atendimento à solicitação da APLB-Sindicato, o prefeito Termosires Neto (PRB) e equipe técnica da Prefeitura de Formosa do Rio Preto apresentaram para os professores da rede pública de ensino um balanço da situação financeira do município e ações da gestão.

“Honramos o nosso compromisso com a categoria de estudar e propor as melhorias de acordo com a viabilidade econômica. Investimos alto na educação. Em 2017, foram mais de 35% dos recursos livres destinados para essa área”, explicou Termosires.

Segundo a presidente da APLB, Janete Bispo, a luta do sindicato acontece desde 2008 e agora há mais diálogo com o gestor, em outros tempos era necessária manifestação na rua até para conseguir uma simples reunião. “Sabemos, e mostramos isso a todos os prefeitos anteriores, que o problema em Formosa é o número alto de professores, situação agravada pelo concurso de 2010”, ressaltou Janete.

Folha de professores elevada  

Atualmente, o recurso do Fundeb é insuficiente para custear a educação de Formosa, motivo pelo qual em 2017 foram destinados mais de 35% da receita própria do município para a área. Situação que dificulta, no presente momento, a revogação do Decreto 298/2013, que reduziu os valores recebidos pela categoria, anteriormente. São 396 professores efetivos, dos quais 54 são enquadrados com 40 horas e ainda é necessário mais de 80 adicionais para atender todas as turmas nas mais de 50 escolas do município, o maior em extensão territorial da Bahia.

Esforço para corrigir injustiças

Por outro lado, a reformulação do plano de cargos e salários do magistério já está sendo feita pela administração, APLB e Rede PCR, em conjunto. Além de outras medidas para garantir a correção de injustiças salariais oriundas de gestões passadas.

“A administração municipal está ajustando as contas e equilibrando as finanças. Vamos adequar e preparar as bases para que a categoria seja fortalecida e nossos direitos assegurados”, destacou a secretária de Educação, Luzinete Oliveira.

Também participaram da reunião o secretário de Administração, Planejamento e Finanças, Sílvio Buarque, e o controlador do município, Edvaldo Bezerra.

Texto e Fotos: Ascom – Prefeitura de Formosa do Rio Preto (BA)
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend