Termosires estuda parceria com o Banco do Nordeste para ajudar agricultores familiares

O objetivo é intermediar um acordo para facilitar o pagamento de dívidas de pequenos produtores rurais com o Pronaf

Publicado em 3/11/2017 - 00:00

Termosires estuda parceria com o Banco do Nordeste para ajudar agricultores familiares
O objetivo é intermediar um acordo para facilitar o pagamento de dívidas de pequenos produtores rurais com o Pronaf

Formosa do Rio Preto (BA) – O prefeito Termosires Neto (PRB) analisa firmar parceria com o Banco do Nordeste (BNB) para contribuir com a quitação das dívidas de pequenos agricultores familiares que não conseguiram pagar empréstimos do Pronaf. O assunto foi debatido, na última semana, entre entre o prefeito e representantes do BNB de Barreira: o gerente-geral Francisco Carlos da Silva, a agente de desenvolvimento Marly Figueiredo e o gerente de negócios do Pronaf Aderbal Neto.

Termosires estuda parceria com o Banco do Nordeste para ajudar agricultores familiaresTermosires disse que o município poderá auxiliar na mobilização e aguarda os dados do número de pessoas que não possuem renda suficiente para quitar suas dívidas. “Toda medida que ajuda os homens e mulheres do campo são bem-vindas. Faremos a análise financeira para definir a contribuição viável, do ponto de vista orçamentário, para atender esse público”, explicou o prefeito.

De acordo com Francisco Carlos, há restrição para a abertura de novos créditos aos pequenos produtores rurais em razão do alto índice de inadimplência. Por isso, a instituição busca a parceria da Prefeitura para diminuir os valores referentes às dívidas e assim poder liberar mais crédito, contribuindo para o desenvolvimento da produção dos agricultores familiares e o incremento da economia local.

O encontro contou com a participação do presidente da Câmara Muniicpal, Zé de Zuza, dos secretários de Agricultura, Combate à Seca e Estiagem, Eronides Batalha, e de Administração, Planejamento e Finanças, Sílvio Buarque, e de uma equipe do Sindicato dos Trabalhadores Rurais com a presidente Elizete Batista, a secretária de Políticas Agrícola, Agrária e Meio Ambiente, Maria Irany, e o técnico agrícola em agropecuária, Aliomar Bomfim.

Após definir uma proposta, o tema será encaminhado para a apreciação do Legislativo. A iniciativa baseia-se nos benefícios da Lei de Renegociação de Dívidas Rurais (Lei 13.340, de 28 de setembro de 2016), que concede condições especiais para liquidação ou renegociação de dívidas rurais referentes a contratos firmados até dezembro de 2011. Os descontos são de até 95% sobre o saldo devedor para o pagamento total da dívida.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura de Formosa do Rio Preto (BA)
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend