Tânia Bastos homenageia Marcelle Medeiros

Republicana entrega medalha Pedro Ernesto para presidente da Fundação Laço Rosa

Publicado em 20/11/2013 - 00:00

20_11_13_municipios01_tania_bastos_homenageia_marcelle_medeiros001
Segundo a parlamentar a condecoração é mais do que merecida

Rio de Janeiro (RJ) – A vereadora Tânia Bastos (PRB) homenageou a presidente voluntária da Fundação Laço Rosa, Marcelle Medeiros Lopes Domingues, com a entrega do Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Segundo a parlamentar a condecoração é mais do que merecida. “Falar da nossa homenageada de hoje não é uma tarefa difícil para mim. Mulher determinada, otimista, sempre preocupada em cuidar do outro, trabalhadora incansável, a Marcelle se uniu às irmãs Andréa e Aline para criar o portal Fundação Laço Rosa, que reúne notícias, promove encontros, campanhas educativas, eventos, palestras, entre outras ações. O site foi um sucesso e agregou um serviço de grande utilidade pública: o banco de perucas on-line totalmente gratuito que já beneficiou mais de 400 mulheres. Além disso, ela procurou representantes do Poder Público para revindicar mudanças na área da saúde da mulher. Foi assim que nos conhecemos. Eu como presidente da Comissão de Defesa da Mulher e ela, uma cidadã buscando a parceria entre a sociedade civil e o Poder Legislativo Municipal”, afirmou Tânia Bastos.

A representante da coordenação de prevenção e vigilância do Instituto Nacional do Câncer, Mônica Assis, alertou para que parcerias com entidades como a Fundação Laço Rosa sejam ainda mais intensificadas. “No Rio de Janeiro, a incidência da doença é de 94 para cada 100 mil pessoas, isto é, quase o dobro da média nacional (53 casos por 100 mil habitantes). A solução para reduzir este índice tão alto não está em nenhum órgão específico, mas na interação de toda a rede de saúde e no envolvimento da sociedade. É preciso que a mulher fique atenta as suas mamas e, especialmente, quem estiver acima de 50 anos deve realizar a mamografia”, recomendou.

Já o subsecretario de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Daniel Soranz, apresentou dados dos avanços da Prefeitura em relação aos atendimentos e tratamento do câncer. “A Marcelle teve a oportunidade de acompanhar esta evolução. Em 2008, o tempo de espera para fazer a mamografia era de seis meses. No mesmo ano foram realizados 36 mil exames, hoje, em 2013, 69 mil mamografias foram realizadas. Desde 2012, por interferência da Fundação Laço Rosa, através da Marcelle, nós criamos um calendário com prazos de até 60 dias para que a mulher faça a mamografia e até 45 dias de espera para os atendimentos. Sei que o sistema é falho, por isso, peço às mulheres que liguem para o 1746 e registrem os problemas ocorridos, pois só assim podemos melhorar o atendimento”, observou.

Já o diretor da Clínica de Família Felipe Cardoso, Leandro Albão, foi só elogio à homenageada. “Estamos trabalhando juntos há três anos. Participamos de diversas ações, em especial, no Complexo do Cruzeiro e no Parque Proletário. A Marcelle é uma mulher de gana, corajosa e que torna a vida dos cariocas mais feliz com o seu trablho”, disse. A secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do Rio de Janeiro, Ana Rocha, parabenizou a vereadora pela iniciativa. “Esta solenidade é muito justa porque dá visibilidade a um tema tão importante. A nossa secretaria está com a bandeira da saúde da mulher e vem se reunindo com secretaria da saúde para que possamos dar frutos”, avisou.

A assistente social e fundadora da organização social Amigas do Bem, Flora Sofiatti, também destacou a atuação da presidente do Laço Rosa. “É uma alegria e uma emoção estar aqui hoje para homenagear a Marcelle a Fundação que levam uma palavra de carinho e apoio aos que precisam”, contou.

Vitoriosa do câncer de mama e representante dos voluntários da Fundação Laço Rosa, Ieda Morra, ressaltou a importância da instituição para a recuperação das pacientes. “Conheci a fundação após ter feito a mastectomia e encontrei todo o suporte que poderia desejar. Para mim é um privilégio ser voluntária e poder ajudar outras pessoas”, disse.

Após receber a honraria, Marcelle Medeiros emocionou a todos. “É a dor do outro que nos move. Nosso papel é buscar parcerias com as esferas de governo e outras instituições que queiram discutir, pensar e agir sobre o câncer de mama. Foi assim com a vereadora Tânia Bastos. Fizemos uma busca e verificamos que ela foi a única parlamentar preocupada com a situação dos mamógrafos na cidade. Esta medalha não é só minha, mas de todos os voluntários do Laço Rosa, da minha família, especialmente, minha mãe, e da minha irmã que infelizmente não está presente para receber esta homenagem que deveria ser dela. Todos os dias penso que alguém não precisa perder uma irmã, uma mãe, uma pessoa querida por falta de informação, tratamento, apoio. É por isso que existimos e vamos continuar trabalhando”, concluiu ela.

Texto e foto: Ascom – vereadora Tânia Bastos

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend