Tânia Bastos e Tia Ju participam de reunião no Detran/RJ

Na pauta o projeto de lei que garante às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a inclusão da sua condição nos documentos de identificação expedidos pelo órgão

Publicado em 25/5/2019 - 00:00 Atualizado em 8/7/2020 - 08:47

Rio de Janeiro (RJ) – A vereadora Tânia Bastos e a deputada estadual Tia Ju (ambas do PRB-RJ) participaram, na quinta-feira (23), de reunião no Detran/RJ, com o presidente do órgão, Luiz Carlos das Neves; o diretor de Identificação, Alexandre Mattioli; e representantes dos grupos Correndo pelo Autismo, Compartilha, Mundo Azul, Juntos e Marias. Na pauta o Projeto de Lei nº 515/2019, de autoria da deputada Tia Ju, que garante às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a inclusão da sua condição nos documentos de identificação expedidos pelo Detran.

“A pauta foi muito positiva, pois discutimos vários benefícios para as pessoas com o transtorno. Precisamos transformar vidas e para isso a união de todos é fundamental. Estamos lutando para que os autistas tenham uma vida bem mais próxima da normalidade. Fico feliz e extremamente agradecida pelo fato de o vice-governador, Cláudio Castro, interceder pelas famílias autistas”, comentou Tânia Bastos.

“Esta reunião foi extremamente proveitosa, porque a partir da aprovação do nosso projeto na Alerj, o Detran será o órgão responsável pela sua efetivação”, explicou a deputada estadual Tia Ju. Segundo ela, as pessoas que já possuírem documentação emitida pelo órgão poderão requerer a expedição de novo documento sem qualquer custo.

 

A maioria das necessidades especiais são facilmente identificadas por causa das suas características. No caso do Transtorno Espectro Autista (TEA) isso não acontece. Atualmente existe uma identidade que especifica que a pessoa é portadora de necessidade especial, além de um crachá assinalando o grupo sanguíneo e tipos de medicamentos. Contudo, não há a exibição do lacinho colorido – símbolo do autismo. O projeto de lei estabelece exatamente esta inclusão no documento de identificação.

“Fui escolhida para defender estas pessoas e vou continuar fazendo o meu papel. Farei tudo o que tiver ao meu alcance para defender os direitos dos autistas”, concluiu Tânia Bastos.

Texto e foto: Ascom – vereador Tânia Bastos
Edição: Agência PRB Nacional

Reportar Erro
Send this to a friend