Sistema de radiofrequência em ônibus de transporte coletivo poderá auxiliar cegos

Republicano busca possibilidade de implantação do aparelho em Uberlândia

Publicado em 6/3/2013 - 00:00

6_03_13_destaque05_mg_sistema_radiofrequencia_onibus_ajuda_deficiente_visual001
Superintendente da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana de Uberlândia, José Antônio Leandro (PRB), esteve em BH e se reuniu com o diretor da empresa que fornece o sistema

Belo Horizonte (MG) – Uberlândia pode se tornar o próximo município a instalar nos ônibus de transporte coletivo o sistema de radiofrequência que auxilia pessoas cegas a embarcar nos veículos com total autonomia. Até agora, dois municípios de São Paulo, Limeira e Jaú; e Araucária, no Paraná, implantaram o sistema denominado DPS 2000. O superintendente da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana de Uberlândia, José Antônio Leandro (PRB), esteve em Belo Horizonte esta semana para se reunir com o diretor da empresa que fornece o sistema, Adriano Assis, e discutir a possibilidade de implantação de um projeto piloto em Uberlândia.

“Depois dessa reunião irei apresentar o projeto para a secretária de Governo de Uberlândia no mais tardar até amanhã e, a partir daí, iremos marcar uma reunião com o prefeito”, disse José Antônio, acrescentando que o prefeito Gilmar Machado, já sabe do projeto, que será implantado assim que o sistema seja aprovado.  Entre as discussões está a parte financeira de instalação. O sistema trabalha com dois aparelhos, um transmissor que fica de posse do cego e custa R$ 400,00 e um receptor no valor de R$ 1.000,00, que deve ser instalado em todos os ônibus do transporte público. Nas três cidades em que o sistema está implantado, as prefeituras custearam tudo.

Como funciona

Através de som, o transmissor emite as linhas e opções disponíveis e o cego vai controlando, por uma tecla móvel, qual opção escolher. Quando o usuário informa alinha, o receptor instalado no veículo recebe o sinal e avisa ao motorista que uma pessoa cega está no próximo ponto e quando o ônibus para, um alto-falante instalado na porta de embarque avisa à pessoa que o ônibus já está no local. O DPS 2000 ganhou, em dezembro de 2012, uma atualização que permite também o seu uso por cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, para solicitar embarque em ônibus com elevador.

Superintendente

O superintendente da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana de Uberlândia, Jose Antônio Leandro, é coordenador Regional do PRB do Triângulo e Alto Paranaíba. Ele é responsável pela busca de soluções de acessibilidade e inclusão social da pessoa com deficiência, em cooperação com as demais Secretarias, e as políticas públicas relativas às pessoas com deficiência, propondo a implantação de programas capazes de propiciar a inclusão desse segmento.

Fonte e fotos: Ascom – PRB Minas Gerais

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend