Semana de Combate à Pedofilia começa na próxima segunda-feira

semana-combate-pedofilia-comeca-proxima-segunda-feira-16-05-14

De terça a sexta-feira (20 à 23/05) a equipe da vereadora, conselheiros tutelares e voluntários visitarão escolas próximas à locais com registro de abuso.

 

São José do Rio Preto (SP) – A Câmara Municipal de São José do Rio Preto, através da vereadora Karina Caroline (PRB-SP), realiza a partir do dia 19 a Semana de Combate a Pedofilia, em cumprimento a Lei nº 10.356 de 2009, de autoria do então vereador e atualmente deputado estadual Sebastião Santos (PRB). Esta é a 6ª edição da semana e será iniciada com Audiência Pública às 15h na segunda-feira na sede do Legislativo Municipal. Na programação da semana também haverá orientação em escolas e caminhada de mobilização.

A audiência discutirá formas de prevenção, as penalidades aos agressores, conscientização, estatísticas e os tratamentos clínicos e acompanhamentos psicológicos oferecidos pelo SUS às vitimas e familiares. Estão confirmadas as presenças de representantes da Polícia Civil e Militar, Promotoria da Vara da Infância e Juventude; representantes do CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social); do Conselho Tutelar Norte e secretários municipais.

Profissionais da educação, direito e saúde, assistentes sociais,  conselheiros tutelares, estudantes de Direito, Psicologia, Serviço Social e Pedagogia, e professores e coordenadores de igrejas evangélicas e católicas que desenvolvem Escola Bíblica infantil foram convidados. A fim de expandir a ação, o deputado Sebastião, que é presidente da Frente Parlamentar de Combate a Pedofilia da Assembleia Legislativa, estendeu os convites também a profissionais de cidades da região.

A vereadora do PRB deu sequência ao trabalho iniciado por Sebastião, por acreditar que “a prevenção traz resultados à sociedade”. “O pedófilo é sedutor, trabalha com as emoções das crianças, em muitos casos até se passa por uma. Vivemos em uma época em que os pais estão sempre correndo e infelizmente não têm tempo para identificar a aproximação de um agressor. As ações promovidas durante a semana despertam a atenção dos responsáveis”, disse.

Convicto dos resultados, Sebastião tem cumprido a promessa que fez no dia de sua posse na Assembleia em 2011, de “dar sequência ao trabalho de combate à pedofilia”. No início do mês, foi aprovado por unanimidade seu Projeto de Lei nº 131 /2014, que torna obrigatória a veiculação de propagandas contra a violência à mulher e ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, nos shows que forem realizados no estado, com menção  dos Disques Denúncias 180 e 100 nos telões. “Com a lei, alcançaremos os grandes públicos de diferentes idades e classes sociais, no objetivo de reduzir a ocorrência desses crimes”, disse o deputado.

Em 2012, Sebastião apresentou projeto de lei nº 336 que torna obrigatória a exibição de filme publicitário de advertência contra a pedofilia antes das sessões nos cinemas. Em 2013, o projeto de lei nº 553 para a criação do ‘Centro de Informação e Atendimento Sobre a Violência e o Abuso Sexual Contra a Criança e o Adolescente’ no estado. A primeira já foi a plenário e também foi aprovada por unanimidade.

Cronograma da Semana de Combate a Pedofilia

De terça a sexta-feira (20 à 23/05) a equipe da vereadora, conselheiros tutelares e voluntários visitarão escolas próximas à locais com registro de abuso. Serão abordadas crianças, pais e/ou responsáveis e distribuídas cartilhas sobre o tema. A semana encerrada no sábado com ‘blitz’ de orientação e Caminhada de Combate à Pedofilia a partir das 11h.

Autoridades que confirmaram presença na Audiência:

  • Dra. Dalice Ceron, delegada responsável pela Delegacia de Defesa da Mulher de Rio Preto
  • Dr. André Luiz de Souza, promotor da Vara da Infância e Juventude
  • Janaina Simão, psicóloga responsável pelo Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS)
  • Major PM Paulo Pagotto Junior do CPI 5 (Comando de Policiamento de Interior)
  • Stela Maria Atanazio, coordenadora do Conselho Tutelar Norte
  • Eni Fernandes, Secretária Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Raça e Etnia
  • Dra Eliana Lopes, primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Rio Preto
  • Helena Marangoni, Secretária Municipal de Assistência Social

 

Texto: Suelen Tavares Polachini
Foto: Divulgação

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!