“Segurança pública é mais que uma questão de polícia e repressão; é de inclusão e de educação”, afirma Helio Godoy

Vereador destaca que o problema da segurança pública envolve uma série de questões e de serviços públicos que impactam diretamente na vida do cidadão

Publicado em 15/2/2016 - 00:00

“Segurança pública é mais que uma questão de polícia e repressão; é de inclusão e de educação”, afirma Helio Godoy
Helio Godoy destaca que o problema da segurança pública envolve a saúde, habitação, saneamento, programas voltados ao esporte e lazer, ou seja, uma série de questões e de serviços públicos que impactam diretamente na vida do cidadão.

 

Sorocaba (SP) – “Estamos vivendo hoje uma espécie de ditadura dos poderes públicos, não se ouve a sociedade e a segurança pública exige uma gestão administrativa que se aproxime e ouça os anseios da comunidade”. Com estas palavras, o vereador Helio Godoy (PRB-SP) sintetizou o seu pensamento sobre o tema em reunião do Conselho de Segurança Sul (Conseg), na última quinta-feira (11), na Comunidade Católica do Jardim Simus, em Sorocaba (SP). Participaram autoridades civis e militares, moradores e representantes da comunidade. Godoy posicionou-se como morador da região oeste e, atendendo ao convite do Conselho, como pré-candidato a prefeito. “Esta foi mais uma das várias reuniões do Conseg que participamos e vamos continuar atendendo aos convites, de todos os segmentos da sociedade, para discutir e apresentar propostas de melhoria no serviço público, notadamente no âmbito municipal”, enfatizou Godoy.

“Segurança pública é mais que uma questão de polícia e repressão; é de inclusão e de educação”, afirma Helio GodoyDurante cerca de uma hora, o parlamentar, que é graduado em Economia e Direito e hoje cursa pós-graduação em Gestão de Cidades e Planejamento na Poli-USP em São Paulo, lembrou que, durante as três vezes em que presidiu a Comissão de Orçamento da Câmara Municipal, sempre procurou destinar recursos, além de cobrar do Poder Público investimento em programas sociais. “O problema da segurança pública envolve a saúde, habitação, saneamento, programas voltados ao esporte e lazer, ou seja, uma série de questões e de serviços públicos que impactam diretamente na vida do cidadão. Infelizmente, a falta de políticas públicas, aliada à desestruturação familiar e social, muitas vezes leva o indivíduo à criminalidade”, disse.

Godoy é autor de várias leis e programas de abrangência social, entre eles a de urbanização e regularização fundiária, considerada e tida como modelo para vários municípios e estados na legalização de imóveis. Cerca de 20 mil famílias foram beneficiadas pela iniciativa do parlamentar que, no período em que foi secretário municipal de Habitação (entre 2013 e 2014), também agilizou a construção de 5,6 mil moradias populares em cinco novos conjuntos residenciais no município. “Moradia digna também tem impacto – positivo – na segurança”.

Na reunião do Conseg, Helio Godoy enfatizou que as ocorrências policiais envolvendo principalmente menores, além de outros tipos de crimes, devem ser combatidas não apenas em seus efeitos, mas nas suas origens, de forma preventiva. “A complexidade do envolvimento de uma pessoa no crime muitas vezes está relacionada a outros fatores que se tornam caso de policia. Soma-se a isso ainda a carência de políticas públicas que realmente insiram o adolescente em situação de risco na sociedade através de programas esportivos, culturais e de lazer, e na família, apontando o caminho para o seu próprio desenvolvimento e evolução como cidadão”, afirmou.

Godoy reforçou que o fechamento de unidades do Sabe Tudo e o fim dos programas de Escola de Tempo Integral nas oficinas do Saber são exemplos da desatenção do poder público com a importância da inclusão digital, eliminando essa oportunidade de quem não tem condições para acesso à tecnologia. “Um retrocesso. Em vez de inclusão, temos agora a exclusão digital! Vivemos um momento de fadiga com o velho modelo de administração e somente com a participação da sociedade, verificando as causas de seus problemas, é que podemos encontrar alternativas reais de desenvolvimento social, o que impacta positivamente na redução da criminalidade”, comentou.

No entender de Godoy, hoje vivemos uma ditadura administrativa, sem espaço para discussão popular, quando a cidade deveria lançar mão de todas as ferramentas de gestão e de planejamento, valendo-se principalmente da participação comunitária e popular. “Estamos num momento em que é preciso reação para mudar, isto é, pensar nas nossas responsabilidades, individuais e coletivas. O combate à criminalidade deve ser um esforço de todos, integrando as forças de seguranças, como as polícias Civil, Militar e Guarda Civil Municipal, e a população”.

Helio Godoy entende que é preciso dar mais atenção e fortalecer a estrutura dos Consegs, bem como estimular a criação de novos programas de envolvimento comunitário, como o programa Vizinhança Solidária, que já funciona com excelentes resultados no Piazza De Roma e é um modelo a ser replicado por toda a cidade.

“Embora a Segurança Pública seja de responsabilidade do Estado, o Poder Público Municipal tem o dever de fomentar as boas práticas e desenvolver ações locais complementares. Neste sentido, propomos mais investimentos em logística, incluindo a ampliação do sistema de monitoramento por câmeras a todas as regiões e áreas rurais, e aprimoramento contínuo da Guarda Municipal, tanto no treinamento e desenvolvimento dos agentes quanto nos equipamentos e novas tecnologias de informação. Com ações efetivas, apoio aos Consegs, políticas públicas inclusivas e participativas é possível e certamente vamos conseguir melhor a segurança pública e o cotidiano dos sorocabanos”, conclui Godoy.

 

Texto: Celso Polosi / Ascom – vereador Helio Godoy
Fotos: Reinaldo Galhardo / Ascom – vereador Helio Godoy

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend