Secretário João Luiz prestigia projeto Minivila de Portas Abertas em Manaus (AM)

“Já tivemos outras edições e agora realizamos essa Minivila de Portas Abertas especial para as pessoas com deficiências”, disse o secretário de Juventude, Esporte e Lazer

Publicado em 24/8/2017 - 00:00

Secretário João Luiz prestigia projeto Minivila de Portas Abertas em Manaus (AM)
Secretário Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, João Luiz (PRB) esteve na Minivila Olímpica do Coroado, localizada na Zona Leste de Manaus, na manhã de sábado (19)

Manaus (AM) – A Minivila Olímpica do Coroado, localizada na Zona Leste de Manaus, recebeu no último sábado (19), a terceira edição do projeto Minivila de Portas Abertas. Desta vez com atividades voltadas também para Pessoas com Deficiências (PCD’s), em alusão à Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorada entre os dias 21 a 28 de agosto.

Promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), o evento reuniu aproximadamente 500 pessoas e contou com atividades como voleibol, futsal, tênis de mesa, natação, além de outras ações especiais desenvolvidas pelos professores de educação física, que trabalharam atividades de interação entre os PCDs e as pessoas sem deficiências.

“Já tivemos outras edições e hoje estamos realizando essa Minivila de Portas Abertas especial para as pessoas com deficiências. A natação, futsal, voleibol e tênis de mesa entre outros esportes, oferecidos neste evento são importantes, pois integram toda a famílias”, disse o secretário João Luiz (PRB).

A dona de casa Madalena Batista, acompanhava o filho Gabriel Batista de 9 anos, nas atividades recreativas desenvolvidas na piscina e parabenizou a Prefeitura de Manaus por proporcionar às pessoas um momento de lazer e interação familiar. “Essa é uma grande iniciativa, pois proporciona a inclusão de públicos. Isso é muito importante. Meu filho tem autismo, então antes ele chorava muito nas atividades e agora ele é tranquilo. Até me cobra para nós irmos aos eventos como a Minivila de Portas Abertas, da prefeitura”, ressaltou.

Já a enfermeira Cléo Salins afirmou que o filho Alfredo Salins, de 13 anos, evoluiu bastante por meio das atividades desenvolvidas pelo projeto Viva as Diferenças, da Prefeitura de Manaus. “Antigamente os PCD’s não tinham muitos recursos. E agora nós vemos essa maior atenção que o poder público tem com essas pessoas. O meu filho participa do Viva as Diferenças e já evoluiu muito. Hoje em dia ele é mais comunicativo e tem melhor coordenação motora”, disse a mãe de Gabriel, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA).

De acordo com o diretor de Esporte da Semjel, Alexsandre Barbosa, a ideia do evento é demonstrar a integração entre pessoas com e sem deficiência. “Esse é um evento em homenagem à Semana Nacional de Luta pela Pessoa com Deficiência e nós resolvemos realizar esse evento para abraçar essa causa e incentivar a prática esportiva nas pessoas com deficiência. Porque o esporte também é um meio de inclusão e é isso que realizamos aqui hoje, a inclusão entre PCDs e pessoas sem deficiências”, ressaltou.

Experiência Única

Na quadra da Minivila Olímpica do Coroado acontecia uma atividade especial. O time de Futebol de 5, que treina no local e representa o Amazonas em competições nacionais, realizava uma demonstração da modalidade com pessoas sem deficiências para que os mesmos entendessem como se jogar Futsal sem enxergar – missão da equipe de 5.

“É algo muito diferente. Deu para presenciar a dificuldade que eles passam diariamente. Mas mesmo com algumas limitações, eles nos dão um grande exemplo de vida. Superam dificuldades e praticam o que gostam. Hoje saio daqui mais revigorado para a vida”, afirmou o estudante de Educação Física André Felipe, que foi um dos que enfrentou o time do Futebol de 5.

Para um dos integrantes da equipe, o pedagogo Adonias Bessa, é importante a interação pois demonstra a pessoas sem deficiências as dificuldades enfrentadas pelos PCDs. “É de suma importância a realização dessa atividade. Hoje eles tiveram a noção de como é jogar sem enxergar. É importante eles vivenciarem para saber de fato como é e passarem a valorizar o nosso esporte”, concluiu.

Texto: Fábio Leite / Ascom – Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer
Edição: Agência PRB Nacional
Fotos: Mauro Smith

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend