Rogéria Santos visita Ilha de Maré em Salvador

O objetivo foi pautar as demandas da localidade que possui a maior concentração de população negra de Salvador

Publicado em 22/11/2017 - 00:00

Rogéria Santos visita Ilha de Maré em Salvador
O objetivo foi pautar as demandas da localidade que possui a maior concentração de população negra de Salvador

Salvador (BA) – Na sexta-feira (17), a vereadora Rogéria Santos (PRB) visitou a Ilha de Maré. O objetivo foi pautar as demandas da localidade que possui a maior concentração de população negra de Salvador. Cerca de 93% dos moradores se declaram ter pele “negra” ou “parda”, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Famosa por sua beleza natural, a ilha é uma antiga aldeia de pescadores conhecida pelo peguarí, um molusco muito encontrado no local. A Ilha de Maré é formada por pequenos povoados, situada na Baía de Todos-os-Santos, separada da capital baiana apenas por terra. O acesso a região acontece a partir do Terminal Hidroviário de São Tomé de Paripe, no subúrbio de Salvador e dura cerca de 45 minutos. A economia local é gerada, principalmente, por meio da pesca e do artesanato.

Em suas andanças pelas ruas, Rogéria Santos pode vistoriar e rever as necessidades dos residentes. “Maré faz parte de um complexo de ilhas de Salvador e, pela dificuldade de mobilidade, acaba tendo muitas necessidades. Visitamos o posto de saúde, a escola municipal e ainda conversamos muito com os munícipes, em especial com as mulheres que vivem do marisco”, explicou a republicana.

A visita proporcionou maior conhecimento da localidade, bem como os anseios dos habitantes. Nalva, moradora da região, afirmou ser imprescindível a presença de legisladores do município na comunidade. “Ela veio nos visitar com um objetivo, de trazer assistência a comunidade”, ressaltou.

Na visita, foram identificadas algumas necessidades que serão apresentadas ao Poder Executivo Municipal. No segmento de saúde, em especial para as mulheres gestantes, faltam postos de saúde com a oferta de atendimento para o pré-natal, além da unidade existente não possuir estrutura para transferência de pacientes em caso de emergência. Rogéria Santos também conheceu as instalações da Escola Municipal Ilha de Maré, ao lado da gestora da unidade, Cletia Carvalho. A unidade escolar possui um posto de recadastramento biométrico do TRE, que propicia a relação de direitos e deveres dos cidadãos. “Visitamos a região para levar suas demandas ao Poder Executivo Municipal, começamos pelo povoado de Praia Grande, onde identificamos necessidades de infraestrutura, construções irregulares e saneamento básico. Voltaremos para conhecer mais dez povoados que compõem a ilha: Bananeira, Passa Cavalo, Botelho, Tanuabu, Neves, Orotoro, Santana, Maracanã, Ponta Grossa e Martelo. Assumimos esse compromisso com os munícipes da região” explicou Santos.

Rogéria Santos completa: “é de minha atribuição intermediar os soteropolitanos ao Poder Executivo Municipal. Enquanto legisladora, não medirei esforços para atuar em favor daqueles que compõem a cidade de Salvador. Estou à disposição da população para ouvir todas as suas considerações, as suas sugestões e as suas solicitações demandadas, com o objetivo de colaborar com o bem-estar dos cidadãos, bem como, o plano de governo municipal”. 

Texto: Izabela Silva / Ascom – vereadora Rogéria Santos
Fotos: Tiago Alan

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend