Rogéria Santos presta homenagem às bombeiras militares em Salvador (BA)

Rogéria Santos presta dupla homenageia às bombeiras militares em Salvador (BA)

Rogéria Santos destacou o crescimento do papel da mulher na instituição centenária ao homenagear a major Ana Fausta de Assis Araújo

Salvador (BA) – A pedido da vereadora Rogéria Santos (PRB), a Câmara Municipal de Salvador prestou homenagem ao Corpo de Bombeiros, na última semana. A major bombeira militar, Ana Fausta de Assis Araújo, recebeu a Comenda Maria Quitéria na sessão especial, que também celebrou o Dia Municipal da Bombeira Militar.  

“Desde a história da criação do Corpo de Bombeiros da Bahia, lutas e vitórias ditam o tom dessa categoria, sobretudo porque na luta pelos espaços no mercado de trabalho as mulheres vêm galgando grandes oportunidades na corporação”, afirmou Rogéria Santos.

A republicana destacou o crescimento do papel da mulher na instituição centenária ao homenagear a major Ana Fausta de Assis Araújo.

“O vasto currículo já fala muito sobre ela. Só o fato de conseguir chegar ao posto de major, numa corporação majoritariamente formada por homens, já é um grande mérito. Essas mulheres, bombeiras militares, são guardiães das vidas. Acordam todos os dias, renunciam suas vidas, famílias, pela missão de salvar vidas”, declarou Rogéria.

Emocionada, a major Ana Fausta de Assis Araújo agradeceu a todos que participaram de sua trajetória pessoal e profissional.

“Essa é uma sessão muito importante não apenas para mim, mas para todas as mulheres, porque é o momento de demostrar para a sociedade que elas podem ocupar os mesmos locais que os homens. Esse reconhecimento não é só individual, mas é para todas as bombeiras, pelo trabalho que realizamos para a sociedade. Gratidão é a palavra que define esse dia”, declarou a major Ana Fausta.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia, coronel Francisco Luiz Telles de Macêdo, falou da importância da honraria, que abrange todo o estado. “Uma instituição como a nossa, recordista de bons serviços prestados, se sente muito lisonjeada por ter suas bombeiras militares sendo representadas nesta sessão. As homenageadas aqui presentes representam todas as bombeiras da Bahia”, afirmou o Coronel Telles.

Além da comenda entregue à major Ana Fausta de Assis, a Câmara Municipal homenageou com placas comemorativas outras oito bombeiras militares pelas atuações na corporação.

Por ordem hierárquica da instituição, receberam as placas comemorativas: a major Amanda Salles, a capitã Jamile Almeida, os subtenentes Maria Amélia Oliveira e Marijane Messias, as sargentos Adriana Góes e Alexandra dos Santos, além do cabo Letícia Silva e Rose Oliveira.

Um vídeo em homenagem às bombeiras militares também foi exibido na solenidade. As profissionais fizeram questão de relatar um pouco das suas rotinas e da nobre missão de salvar vidas.

Dia da Bombeira Militar

Na capital baiana, o Dia Municipal da Bombeira Militar é comemorado em 15 de novembro. A Lei nº 9.253/2017, recém instituída, é de autoria de Rogéria Santos. A data ressalta e homenageia importância da atuação das mulheres no campo militar.

“Quando apresentamos projeto de lei para instituir em Salvador o Dia Municipal da Bombeira Militar, refletimos muito além da fria letra do art. 444 da CF/88 e do art. 46 da Constituição do Estado da Bahia. Refletimos sobre o que nunca foi lembrado até então. A Lei nº 9.253 instituiu, no Calendário Oficial de Eventos do Município de Salvador, o Dia Municipal da Bombeira Militar, reconhecendo a importância dessas guerreiras incansáveis para a população soteropolitana”, finalizou Rogéria Santos.

Texto e foto: Ascom – vereadora Rogéria Santos
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.