Rogéria Santos participa da inauguração do Centro-Dia em Salvador

O centro foi criado com o objetivo de acompanhar e atender 60 crianças por dia, entre 0 e 6 anos, com microcefalia e outras deficiências associadas

Publicado em 13/12/2017 - 00:00

Rogéria Santos participa da inauguração do Centro-Dia em Salvador
O centro foi criado com o objetivo de acompanhar e atender 60 crianças por dia, entre 0 e 6 anos, com microcefalia e outras deficiências associadas

Salvador (BA) – A vereadora Rogéria Santos (PRB-BA) participou da inauguração do Centro-Dia, que vai ofertar serviços especializados de assistência social para pessoas com deficiência em Salvador. 

O centro foi criado com o objetivo de acompanhar e atender 60 crianças por dia, entre 0 e 6 anos, com microcefalia e outras deficiências associadas, além de executar ações interdisciplinares e ofertar à estas pessoas serviços especializados que visa a melhoria na qualidade de vida das crianças e de seus familiares. Todos os atendimentos e acompanhamentos serão realizados por uma equipe de profissionais composta por assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais e cuidadores sociais.

Rogéria Santos participa da inauguração do Centro-Dia em SalvadorO Centro-Dia foi inaugurado pelo prefeito ACM Neto. “Este é o primeiro Centro-Dia da Bahia, que foi implementado em parceria com o governo federal. Nosso objetivo é dar suporte e apoio às crianças e famílias que foram vítimas do zika vírus, com a finalidade de garantir uma boa qualidade de vida à estas crianças”, afirmou o prefeito.

Rogéria Santos comemora a iniciativa e a atuação do governo de Salvador em prol da saúde. “É papel do poder público se preocupar com estas mães e bebês que foram vítimas da microcefalia. Salvador mais uma vez sai na frente com uma gestão de competência, do prefeito ACM Neto juntamente com a gestora da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, Tia Eron, por isso os parabenizo pela assertiva”, finalizou a vereadora.

A republicana destaca que em 2015 o Ministério da Saúde (MS) declarou que o Brasil estava em situação de emergência em saúde pública, após profissionais da área de saúde identificar o aumento exorbitante nos casos de microcefalia. Segundo um boletim divulgado pela Pasta, em 13 de julho de 2015, na Bahia já haviam 268 casos confirmados de bebês que nasceram com a patologia. No Brasil, a Bahia está entre os estados que tiveram o maior número de casos registrados da doença. De acordo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), foram 1.637 ocorrências entre outubro de 2015 e junho de 2017, com aproximadamente 50% dos casos em Salvador e os demais distribuídos em mais de 200 cidades do estado.

Causas

O mosquito Aedes aegypti, também conhecido como mosquito da dengue, é o transmissor da dengue, febre amarela e foi o principal agente infeccioso no surto de bebês com microcefalia. Porém, além do vírus Zika, a microcefalia pode ser causada por outros agentes nocivos como sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, herpes viral e outros.

 

Texto e foto: Priscila Andrade / Ascom – vereadora Rogéria Santos

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend