Rogéria Santos debate sobre o empoderamento feminino na Câmara de Salvador

Vereadora apresentou estatísticas sobre o aumento da violência contra o público feminino e o posicionamento das mulheres no mercado de trabalho

Publicado em 13/3/2018 - 00:00

Vereadora apresentou estatísticas sobre o aumento da violência contra o público feminino e o posicionamento das mulheres no mercado de trabalho

Salvador (BA) – A vereadora Rogéria Santos (PRB) realizou uma sessão especial sobre o Empoderamento da Mulher, na última sexta-feira (9), na Câmara Municipal de Salvador.

Rogéria Santos debate sobre o empoderamento feminino na Câmara de Salvador“Nesse processo de empoderamento feminino também precisamos muito que os homens abracem e nos ajude na conquista de espaços. Quando visualizamos a temática do empoderamento feminino, pensamos em consciência, união e seriedade. Devemos encarar como uma missão. Temos que nos conscientizar do quanto uma mulher empoderada faz diferença”, discursou Rogéria Santos.

Tia Eron, deputada federal licenciada e gestora da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza de Salvador, também esteve presente na sessão solene. Para ela, o empoderamento significa a conquista do espaço nos locais de trabalho, nos lares e, também, nos espaços de poder.

Para Gerúzia Amorim, juíza do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-Ba), o empoderamento é o resultado da conscientização da mulher. “Empoderar-se é ter consciência de que naquilo que você é como mulher, no que você escolhe ser na vida, você se sente poderosa. Trazendo para si a decisão da sua própria vida, isso é empoderamento”, explicou.

A sessão ainda contou com a presença de autoridades da sociedade baiana, dentre elas, de Asenate Melo, assistente social e professora, de Paula Queiróz, capitã PM Ronda Maria de Penha, de José de Arimateia, deputado estadual pelo PRB, de Julieta Palmeira, gestora da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM/BA), de Nágila Brito, desembargadora e presidente da Coordenadoria da Mulher Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e outras.

Durante o evento, foi exibido um documentário, produzido pela assessoria de Rogéria Santos, sobre a influência feminina, bem como a sua participação na sociedade, tendo como protagonistas Rosemma Maluf, empresária, diretora do Shopping Bahia Outlet Center e coordenadora da Câmara da Mulher Empresária da Fecomercio-Ba e Sâmara Azevedo, professora da rede municipal e fundadora do Coletivo Cacheadas e Crespas de Salvador.

Estatísticas

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), apenas nos primeiros seis meses de 2017 foram registrados mais de 23 mil casos de violência contra mulheres no estado.

A ascensão das mulheres no mercado de trabalho, em especial nos cargos de chefia, ainda é pequena. De acordo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), a ocupação das mulheres em cargos de gestão foi reduzida nos últimos três anos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que em 2016, apenas 37,8% dos cargos gerenciais do país foram ocupados por elas.

“Muita coisa já aconteceu, mas ainda há um longo trajeto à ser percorrido. Por exemplo, na Câmara Municipal de Salvador, somos apenas oito, em um espaço majoritariamente masculino, composto por 35 homens. Contudo, a mulher tem uma condição única e peculiar de empoderar-se e empoderar outras mulheres”, disse Rogéria Santos.

Texto: Izabela Silva / Ascom – vereadora Rogéria Santos
Fotos: Silas Silva

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend