Robson Magela relata problema enfrentado por servidores da Educação de Araxá

Robson Magela relata problema enfrentado por servidores da educação de Araxá

Segundo o vereador, os servidores não tiveram progressão prevista na lei municipal que criou o Plano de Carreira dos Profissionais da Educação

Publicado em 18/5/2018 - 00:00

Robson Magela relata problema enfrentado por servidores da Educação de Araxá
Segundo o vereador, os servidores não tiveram progressão prevista na lei municipal que criou o Plano de Carreira dos Profissionais da Educação

Araxá (MG) – Em pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de Araxá, o vereador Robson Magela (PRB) falou do problema enfrentando pelos servidores da Secretaria Municipal de Educação que ingressaram na Prefeitura de Araxá depois de 2009.

Segundo Magela, esses servidores não têm direito ao recebimento do quinquênio e não tiveram a progressão prevista na lei municipal que criou o Plano de Carreira, Remuneração e Valorização dos Profissionais da Educação.

Robson explicou que, de acordo com esta lei, os servidores que ingressaram nos quadros da Secretaria Educação a partir de 2009, não receberiam o adicional de quinquênio porque teriam direito à progressão horizontal. Já os servidores da Secretaria de Educação que estavam sob o regime de recebimento de quinquênios quando a lei foi publicada tiveram 90 dias para escolher entre o quinquênio e a progressão.

“O problema é que os servidores da educação que entraram na Prefeitura depois de 2009 não tiveram nenhuma progressão, pois o Plano de Carreira até hoje não foi colocado em prática. Os servidores das outras áreas que ingressaram na Prefeitura junto com os da educação já começaram a receber os seus quinquênios. Enquanto isso, os servidores da educação estão no prejuízo, pois ficaram sem quinquênio e sem progressão”, disse o parlamentar.

O vereador lembrou que a progressão é um direito líquido e certo dos servidores da educação. Ele lembrou, ainda, que a Prefeitura tem registrado seguidos superávits financeiros nos últimos anos e por isto não pode alegar dificuldade financeira para tentar justificar o não cumprimento da progressão.

“A alternativa para que o Plano de Carreira da Educação seja cumprido é a Justiça. Os servidores prejudicados têm que procurar o sindicato e exigir que ele acione a Justiça, por meio de um mandado de segurança, para tenham a progressão prevista na legislação municipal”, salientou Robson.

Indicações

Robson apresentou, ainda, indicação solicitando que a Prefeitura realize a limpeza do canteiro central de toda a extensão da avenida Dâmaso Drummond e das rotatórias existentes ao longo da via. Magela informou que o canteiro central dessa avenida é bastante utilizado por pessoas que fazem caminhada ou que apenas passam por ali a caminho de casa, da escola ou do trabalho e que convivem diariamente com o mato alto no local.

“O mato alto nas rotatórias dessa mesma avenida prejudica a visibilidade de motoristas e pedestres, o que pode causar acidentes. Além disso, uma das rotatórias com mato alto está localizada bem em frente à escadaria do Parque do Cristo, que é um dos cartões postais de Araxá”, destacou Robson

O parlamentar também apresentou indicações para que a Prefeitura de Araxá tome providências quanto à erosão existente no final da rua Irinéia Luzia Dudasch (antiga rua 4) no bairro Boa Vista; a implantação de uma faixa de pedestres na avenida Prefeito Aracely de Paula, na altura do posto de saúde do bairro João Ribeiro, antes do cruzamento da via com a rua João Batista Fernandes; e construção de uma praça com equipamentos para a prática de exercícios físicos na área institucional existente ao lado do posto de saúde do bairro João Ribeiro, entre a avenida Prefeito Aracely de Paula e a rua Zeca do Alfredo.

Texto e foto: Ascom – vereador Robson Magela
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend