Ribeirão Preto institui o Dia do Desarmamento Infantil

Vereador Saulo Rodrigues alerta para as estatísticas

Publicado em 27/7/2012 - 00:00

Ribeirão Preto institui o Dia do Desarmamento Infantil
Vereador Saulo Rodrigues alerta para as estatísticas

Ribeirão Preto (SP) – Estudo realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 2005, revelou que cerca de 200 mil crianças e jovens de cinco capitais brasileiras tiveram acesso a armas de fogo dentro das escolas públicas e privadas.

Nesta luta pela desvalorização das armas entre crianças e jovens, foi sancionada, em Ribeirão Preto, a Lei 12.667, de autoria do vereador Saulo Rodrigues (PRB-SP), que institui o Dia do Desarmamento Infantil. O dia passa a fazer parte do calendário oficial de eventos municipais e ocorrerá anualmente no domingo que antecede o Dia das Crianças, 12 de outubro.

“O principal objetivo é reduzir os números da violência e de tragédias entre as crianças”, justificou o parlamentar do PRB. A lei prevê a entrega de armas de brinquedo de qualquer tipo que incitem a violência. Por exemplo: réplicas de revólveres, pistolas, metralhadoras e espingardas, que sejam de espoleta, chumbinho, água ou qualquer modelo semelhante à original; réplicas de facas, punhais e espadas; canivetes ou estiletes, de verdade ou de brinquedo.

A lei propõe ainda parcerias entre o poder público e empresas para a doação de brinquedos durante a campanha. “Essa é uma forma de motivar a participação das famílias e das crianças para a entrega de armas de brinquedo”, observa o vereador.

De acordo com o professor Sergio Kodato, da Faculdade de Psicologia, da USP de Ribeirão Preto, as brincadeiras têm um papel fundamental na vida das crianças. “Quando realizadas com armas de brinquedo, pode haver influência negativa na formação delas. Existem brinquedos que provocam sensação de poder entre as crianças, como as armas de brinquedo, que instigam a agressividade e a violência”, explicou.

Texto e foto: Ascom vereador Saulo Rodrigues

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend