Republicanos participam de caminhada em prol da conscientização à causa do autismo

Senador Eduardo Lopes destaca que antes da inclusão é preciso acolher. Ação reuniu mais de quatro mil pessoas na Praia da Bica, na Ilha do Governador

Publicado em 17/4/2018 - 00:00

Senador Eduardo Lopes destaca que antes da inclusão é preciso acolher. Ação reuniu mais de quatro mil pessoas na Praia da Bica, na Ilha do Governador

Rio de Janeiro (RJ) – Uma das definições da palavra amor é a empatia e este foi o tom da quinta edição da caminhada em prol da conscientização à causa do autismo que o grupo de pais “Compartilha” organizou, no sábado (15), na Praia da Bica, na Ilha do Governador, zona norte da Cidade.

Ao som dos depoimentos dos participantes e comandados pelo apresentador e jornalista da Rede Record Ernani Alves, as famílias foram tomando a orla da praia, deixando os os corações de cada participante mais azuis e certos da importância deste tipo de evento. Aproximadamente quatro mil pessoas participaram do episódio, doando cerca de 1,5 toneladas de alimentos que serão doados às famílias carentes do bairro.

Diversas autoridades e personalidades da Ilha participaram do momento. O senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) destacou que antes da inclusão é preciso acolher. “Quando se fala: pessoa com deficiência, o que vem primeiro é a palavra pessoa! O autista é uma pessoa e tem que ter o seu espaço assegurado na sociedade. Os eventos têm como objetivo mostrar que os autistas existem, devem ser respeitados como iguais e olhados com um olhar empático. É como na letra do samba: ‘Nessa interação de amor eu quero conquistar o meu lugar!’”, ressaltou o parlamentar.

Em sua participação, a vereadora Tânia Bastos (PRB-RJ) ficou muito emocionada, dizendo que “se ao final uma única pessoa tivesse entendido o que é o transtorno, teremos dado um passo importante rumo ao fim do preconceito”, disse.

Em total clima de confraternização, a caminhada chegou ao fim em ritmo de Carnaval, com o bloco Tribo do Cacuia, interpretando o samba do Autismo, composto pelo intérprete da União da Ilha, Ito Melodia. O céu ficou azul com os balões de gás que despertaram o desejo de todos por um mundo em que a inclusão seja profunda e real nesta sociedade.

Texto e foto: Ascom – PRB Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend