Renatinho Vianna debate regulamentação da TPA em Arraial do Cabo (RJ)

A Taxa de Proteção Ambiental (TPA) deverá fomentar o turismo e promover investimentos na infraestrutura do município

Publicado em 8/9/2017 - 00:00

O prefeito informou que a regulamentação da taxa representa mais desenvolvimento para o município com investimentos na conservação dos recursos naturais

Arraial do Cabo (RJ) – Com a quadra da escola CIEP lotada, moradores, autoridades municipais e convidados debateram sobre a regulamentação da Taxa de Preservação Ambiental (TPA) no município. A audiência pública foi realizada na última terça-feira (5) e contou com a participação da prefeita de Bombinhas (SC), Ana Paula da Silva, município catarinense tido como estudo de caso para a implantação da taxa como forma de fomentar o turismo e promover investimentos na infraestrutura do município.

Na oportunidade a prefeita apresentou dados comparativos de Bombinhas, antes e depois da cobrança da taxa. “No primeiro ano, tivemos uma redução de 40% na criminalidade, isso porque os veículos que entram no município são monitorados em conjunto com a polícia militar. Além disso, com o recurso, conseguimos melhorar os serviços de coleta de lixo e investir em projetos voltados para a preservação do Meio Ambiente”, afirmou Ana Paula.

Ainda de acordo com a gestora, a TPA é uma maneira de dividir com o turista o ônus pela manutenção da cidade, levando em consideração a degradação que ocorre devido ao grande fluxo de turistas.

Renatinho Vianna ficou bastante satisfeito com o evento e falou da importância da população ter comparecido. “Foi muito gratificante porque todos que participaram puderam conhecer mais sobre a TPA e saíram da audiência, sabendo dos benefícios que essa taxa vai trazer para Arraial, será o legado do nosso governo”, concluiu o prefeito.

Durante a audiência, alguns moradores puderam fazer perguntas direcionadas às autoridades presentes. Questionamentos sobre onde o recurso será investido e como será o desenvolvimento da TPA foram respondidos ao final do evento. Todas as sugestões apresentadas na audiência pública serão discutidas pelos responsáveis do projeto e as mais relevantes serão transformadas em emendas para serem votadas na Câmara Municipal.

A audiência também contou com a participação do Secretário de Meio Ambiente e biólogo responsável pela TPA de Bombinhas (SC), Flávio Steigleder, além do secretário de Meio Ambiente de Arraial, Márcio Croce; o vice-prefeito de Arraial do Cabo, Sérgio Carvalho; o presidente da Câmara de Arraial do Cabo, Ayron Freixo, entre outras autoridades locais.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura de Arraial do Cabo (RJ)
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend