Projeto proíbe o corte de energia e água no fim de semana e feriado em Parobé

Projeto proíbe o corte de energia e água no fim de semana e feriado em Parobé

De autoria do vereador Gilberto Gomes Júnior (PRB), medida tem como objetivo resguardar o direito do consumidor, mesmo inadimplente, a serviços essenciais

Publicado em 3/5/2019 - 00:00 Atualizado em 8/7/2020 - 17:58

Parobé (RS) – A Câmara Municipal analisa projeto de lei do vereador Gilberto Gomes Júnior (PRB) que proíbe as empresas prestadoras de serviço público que disponibilizam água, energia elétrica e telefonia de cortarem o fornecimento, por falta de pagamento de contas, aos moradores durante os finais de semana e feriados. A medida tem como objetivo resguardar o direito do consumidor, mesmo inadimplente, aos serviços essenciais, os quais são garantidos por lei.

O parlamentar ressaltou que a suspensão destes serviços feita nos finais de semana visa evitar o constrangimento desnecessário de clientes inadimplentes, já que o corte de energia elétrica e de água costuma acarretar diversos prejuízos como, por exemplo, a perda de alimentos por falta de refrigeração, danos à saúde e impedimento de hábitos saudáveis em virtude da suspensão temporária desses serviços básicos.

“Sabe-se que as concessionárias de serviços essenciais, como fornecimento de luz, água e telefonia, possuem instrumentos legais à sua disposição para programar a interrupção do fornecimento a qualquer tempo, não havendo necessidade de ser realizado em véspera de feriados ou sextas-feiras”, ressalta Gilberto na proposta.

A proibição da suspensão dos serviços de energia elétrica e água em véspera de fim de semana e feriados é lei em alguns estados como Rio de Janeiro, Maranhão, Alagoas, e na capital do Amazonas, Manaus.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida 

Reportar Erro
Send this to a friend