Projeto obriga moradores a recolher fezes dos animais nas ruas de Maracanaú (CE)

Projeto obriga moradores a recolher fezes dos animais nas ruas de Maracanaú (CE)

De autoria do vereador republicano Pedro Rodrigues, proposta tem como objetivo levar mais saúde à população e contribuir com a preservação do meio ambiente da cidade

Maracanaú (CE) – Tramita na Câmara Municipal de Maracanaú projeto de lei do vereador Pedro Rodrigues (PRB) que obriga os moradores a recolherem as fezes de seus animais nas vias públicas da cidade. A proposta defende que o Poder Executivo implante pontos de distribuição de sacos plásticos para que a população faça a devida coleta dos dejetos nas praças, parques e calçadões públicos do município.

Segundo Pedro Rodrigues, projeto tem como objetivo levar mais saúde à população e contribuir com a preservação do meio ambiente. “Tendo em vista que fezes nas ruas são prejudiciais à saúde, a medida irá amenizar a quantidade de dejetos que não são recolhidos adequadamente e podem contaminar pessoas com uma verminose, infecções intestinais, diarreias, vômitos e até cegueira”, diz Pedro na proposta.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística(IBGE), pesquisas realizadas em 2013, apontam que as famílias brasileiras cuidam de 52 milhões de cães contra 45 milhões de crianças, ou seja, há mais animais do que crianças. Cada vez mais, o número de pessoas tem adotado animais de estimação como parte integrante da família.

“Nos dias de hoje esse índice já está bem mais elevado, possibilitando que os passeios públicos como as calçadas, praças, parques e calçadões, transformem se em verdadeiros banheiros públicos para esses animais, e podemos observar isso devido aos dejetos espalhados nesses locais “, afirmou Pedro Rodrigues.

Os pontos de distribuição contarão com suportes fixos para sacos, informações de utilização, placa de identificação e dupla face para mídia institucional. De acordo com a proposta, equipamentos não trarão custos ao poder público, pois de acordo com os artigos do projeto, a empresa licitada se responsabilizará pelas despesas de instalação, conservação e fiscalização dos suportes fixos instalados.

“Todos esses benefícios terão custo zero para a gestão, pois em troca de exploração publicitária as empresas irão custear a implantação dos equipamentos, como também a manutenção”, ressaltou o parlamentar.

Pedro Rodrigues relata, ainda, que a medida trará para o município de Maracanaú a otimização da imagem da cidade diante dos cidadãos e visitantes, além do fundamental, a saúde e a preservação do meio ambiente.

Texto e foto: Ascom – vereador Pedro Rodrigues
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!