Projeto de Wilson Zuffa incentiva doação de sangue em Barueri

Projeto apresentado pelo republicano institui no calendário da cidade a campanha “Junho Vermelho”

Publicado em 17/3/2017 - 00:00

Projeto apresentado pelo republicano institui no calendário da cidade a campanha “Junho Vermelho”

Barueri – O vereador Wilson Zuffa (PRB) apresentou um projeto de lei que institui no calendário da cidade a campanha “Junho Vermelho”, que será dedicada a doação de sangue.

Na Câmara Municipal de Barueri, o republicano explicou que a intenção é que dentro do mês de junho a cidade promova eventos e campanhas de conscientização, podendo também ser firmada parcerias com a iniciativa privada para que a ideia alcance um maior número de pessoas.

De acordo com o republicano, por ser um período de frio, no mês de junho o número de doadores de sangue diminui, levando os bancos de sangue a ficarem sem estoques para atender os pacientes que precisam de transfusão.

“A conscientização é a melhor forma de mostrar aos munícipes da nossa cidade a importância do ato de doar sangue”, defende o parlamentar. “O mês de junho não foi escolhido por acaso. Isso se deu porque, com a chegada do inverno, é comprovada a queda no número de doações. A diferença é significativa. Além de ser um período em que acontecessem o aumento de infecções respiratórias e outras enfermidades”, explica.

O movimento “Junho Vermelho” já tem sido assunto em campanhas regionais e nacionais uma vez que em 14 de junho é conhecido como o “Dia Mundial do Doador de Sangue”. “Apesar disso e em contrapartida às diminuições de doações, nessa época aumentam o número de pessoas que necessitam de transfusão. Por conta do período de férias, há um aumento de acidentes de carros nas estradas”, concluiu.

De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é que, no mínimo, 5% da população sejam doadores de sangue. No Brasil, esse número chega a apenas 2%.

Texto e foto: Bruno Frazão / Ascom – vereador Wilson Zuffa
Edição: Fábia Zuanetti / Ascom – PRB São Paulo

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend