Habitação: aprovado projeto de Waldir Canal que beneficia idosos e deficientes físicos de Porto Alegre

Projeto de Waldir Canal que reserva vagas para idosos e deficientes físicos em unidades habitacionais avança na Câmara de Porto Alegre

Waldir Canal destaca que que a capital gaúcha precisa atualizar as políticas públicas que envolvem a pessoa idosa.

 

Porto Alegre (RS) – A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou na última segunda-feira (30) o Projeto de Lei nº 012/2009, de autoria do vereador Waldir Canal (PRB-RS), que prevê a reserva de 10% das unidades habitacionais às pessoas idosas e portadores de deficiência, de programas populares implantados, exclusivamente, com recursos do Executivo Municipal.

Ao festejar a vitória, Canal agradeceu aos seus colegas e a presença dos idosos do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), da Associação Nacional dos Aposentados e Pensionistas (ANAPPS), do Conselho Municipal do Idoso (Comui) e outras instituições representativas, que acompanharam o processo de votação da proposta, que estava em tramitação desde 2009.

Ao defender o texto, o parlamentar observou que a capital gaúcha precisa atualizar as políticas públicas que envolvem os idosos, lembrando que a cidade possui mais de 210 mil cidadãos com mais de 60 anos, sendo considerada uma das capitais brasileiras com a maior população idosa. O vereador falou, ainda, que é preciso avançar, “sobre as questões básicas que envolvem as pessoas com deficiência”, informando que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declara que 10% da população de cada país, tem deficiência. No Brasil, conforme censo de do IBGE, cerca de 14,5% pessoas possuem algum tipo de deficiência.

“Esse projeto permite melhor conforto e adequação ao atendimento das necessidades desses cidadãos, que precisam unidades de moradia diferenciada e, ainda, de prioridade para atendimento, nos programas habitacionais populares”. Canal ressaltou, ainda, que a proposta é mais uma ação pertinente ao seu lema de trabalho que é “promover a qualidade de vida a todos e lutar por uma Porto Alegre mais humana”.

De acordo com o parlamentar “a matéria agilizará o acesso à moradia digna aos cidadãos que esperam, há anos, por essa oportunidade”.

Fonte e foto: Ascom – vereador Waldir Canal

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!