Projeto de Silma Alves de combate ao abuso sexual infantil é aprovado em Barreiras (BA)

Projeto de Silma Alves de combate ao abuso sexual infantil é aprovado em Barreiras (BA)

Iniciativa da republicana institui a Semana Municipal de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Barreiras (BA) – A câmara municipal aprovou na quarta-feira (13), o projeto de lei da vereadora Silma Alves (PRB), que institui a Semana Municipal de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Com a aprovação, o poder público do local fica autorizado a realizar atividades relacionadas ao projeto.

A vereadora explica como esse tipo de violência pode ser entendido. “A violência sexual contra crianças e adolescentes consiste no envolvimento destes em atividades sexuais com adulto ou qualquer pessoa de maior idade, em que a criança seja usada como objeto sexual”, disse.

A data passa a integrar o calendário de eventos oficial do município, a ser lembrada anualmente na semana anterior ao dia 18 de maio, que é o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A data foi estabelecida em lembrança à menina Araceli Cabrera Sanches, que foi assassinada violentamente em 18 de maio de 1973, em Vitória, Espírito Santo. Ela foi encontrada com marcas de violência sexual por todo o corpo.

Os números desses crimes, previstos no Código Penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente, têm crescido no Brasil. Crianças e adolescentes são vítimas, muitas vezes de pessoas próximas nas quais confiam como pais, avós, tios, primos, padrastos, vizinhos e professores, o que as deixam muito mais suscetíveis a abusos. O maior fator para a impunidade dos crimes de violência sexual, é o silêncio.

“É necessária a conscientização das famílias e, em especial, das crianças e dos adolescentes, para que sejam alertados para denunciar os comportamentos criminosos, rompendo as barreiras impostas pela vergonha e pelo medo”, afirmou a vereadora do PRB.

A expectativa é que durante a semana, eventos e campanhas percorram o município para integrarem as ações previstas no Projeto aprovado.

Texto: Gabbriela Vera / Ascom – PRB Mulher Nacional
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.